Cidade
Foto: Getty Images

O Ministério da Agricultura anunciou que mais 13 frigoríficos brasileiros estão habilitados a exportar para a China, entre eles, a Seara Alimentos de Três Passos. São cinco plantas de abate de bovinos, cinco de suínos e três de aves. Entre os frigoríficos habilitados estão seis estabelecimentos localizados no Rio Grande do Sul, incluindo todas as plantas de carne suína: Seara de Seberi, Seara de Três Passos, JBS de Caxias do Sul, Aurora Alimentos de Sarandi e BRF de Lajeado. A Marfrig, de São Gabriel, foi habilitada para carne bovina.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse que, além do impacto no aumento das exportações, a notícia também vai possibilitar novos investimentos, com ampliação de plantas frigoríficas e criação de novos postos de trabalho. O dirigente acredita que o Brasil conta com potencial para ter mais plantas habilitadas nas próximas semanas, já que muitos estabelecimentos ainda estão em processo de credenciamento ao mercado asiático.

A demanda é impulsionada principalmente pelo surto de peste suína africana, que dizimou uma parcela considerável do rebanho chinês. O Brasil passa a contar com 16 plantas de carne suína e 46 de carne de frango habilitadas para vender para a China.

VEJA TAMBÉM