Na quarta-feira (21/05), feriado religioso municipal, foi realizada a 1ª Caminhada dos Mártires, em homenagem ao Padre Manoel e ao Coroinha Adílio. A data marcou os 101 anos do martírio desses dois símbolos de fé e coragem.
O momento reuniu fiéis de todas as idades, com destaque para a presença de muitos jovens e adolescentes — um gesto simbólico, já que o Coroinha Adílio tinha apenas 16 anos na data de seu martírio. A caminhada teve início na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças e seguiu até a Vila Centenária do Alto Uruguai, completando 15km.

Ao final do percurso, os participantes realizaram a Procissão Luminosa, que partiu da Capela da Comunidade até o marco histórico, local onde foi celebrada a última missa pelo Padre Manoel e Coroinha Adílio no dia 20 de maio de 1924. A missa contou com a participação de aproximadamente 300 fiéis.
Agradecemos a todos que contribuíram para esse momento: aos fiéis que participaram da caminhada, à Comunidade do Alto Uruguai, às Equipes de Liturgia, ao Padre Rudinei Negri e a Paroquia Nossa Senhora das Graças,Administração Municipal, à Secretaria Municipal de Saúde, à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e à Secretaria Municipal de Turismo, Urbanismo e Trânsito.
A Administração Municipal reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas como esta, que além de fortalecer a fé, preservam e valorizam a história do nosso Município.
Assessoria de Comunicação





