Especial
Foto: Divulgação

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana. Os principais exemplos são baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

São muitas as doenças causadas pelas pragas urbanas. A principal delas, atualmente, é a dengue. Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela Febre Amarela, e pode até matar.

Outra doença que costuma ser causada por pragas é a Leptospirose, transmitida através do contato humano com a urina do rato contaminado. Seus sintomas são semelhantes aos de uma gripe mais intensa, e podem matar. Portanto, nota-se que o controle das pragas não é tão somente uma questão de conforto e higiene, mas um caso de saúde pública.

Mas você sabe quais são essas doenças e quais os seus portadores (vetores)? Para te ajudar a se prevenir e cuidar da sua saúde, listamos os tipos mais comuns de pragas urbanas e as doenças que elas ajudam a espalhar. Confira:

1-Gastroenterite

Vetor: barata, formiga

Sintomas: provoca diarreia e vômitos.

2- Febre tifoide

Vetor: mosca

Sintomas: febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarreia e tosse seca.

3- Dengue

Vetor: mosquito Aedes aegypti

Sintomas: febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares.

4- Lepstospirose

Vetor: rato

Sintomas: febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos.

5- Dermatite

Vetor: pombo

Sintomas: reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas.

6- Peste bubônica

Vetor: roedores

Sintomas: inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ficar grandes como ovos de galinha, na virilha, na axila ou no pescoço.

7- Amebíase

Vetor: formigas

Sintomas: diarreia dolorosa com perda de sangue

Conte com uma equipe de especialistas em controle de pragas, nós queremos te ajudar.

CONTE CONOSCO!

A KOMBAT OFERECE UM SERVIÇO DE CONTROLE DE PRAGAS PROFISSIONAL, MANTENDO OS INSETOS NOCIVOS À SAÚDE E PORTADORES DE DOENÇAS LONGE DA SUA CASA OU ESTABELECIMENTO.

TODA NOSSA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NOS PERMITE CRIAR UM PROGRAMA DE CONTROLE DE PRAGAS EXCLUSIVO PARA VOCÊ!

KOMBAT INSECT BRAZIL LTDA