Nos dias 30 e 31 de julho, os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Tiradentes do Sul participaram de uma importante Formação Continuada, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, reafirmando o compromisso com a valorização dos educadores e a constante qualificação do ensino.
A programação contemplou diferentes etapas da educação, abordando temas atuais e fundamentais para o fortalecimento das práticas pedagógicas.
Os professores da Educação Infantil participaram da formação sobre “Desemparedamento na Infância, Brincar Heurístico, Materiais e Materialidades na Educação Infantil”, ministrada pelas professoras Camila Galiotto Rossi Tiecher e Franciele Cristina de Oliveira Hoffmann, promovendo reflexões e vivências que valorizam o brincar, a exploração, os ambientes naturais e o protagonismo das crianças no processo de aprendizagem.
Já os professores dos Anos Iniciais participaram da formação conduzida pela professora Ana Lúcia Paniz, com o tema “O Fazer Pedagógico ante as Novas Tecnologias e Metodologias Ativas: Em Busca de um Ponto de Equilíbrio”, aprofundando conhecimentos sobre cultura digital, metodologias inovadoras, Inteligência Artificial como apoio ao planejamento e práticas pedagógicas alinhadas à realidade das escolas.
Os docentes dos Anos Finais tiveram como formador o professor Felipe Ravison Paveglio, que abordou o uso da Inteligência Artificial na educação, demonstrando como essa tecnologia pode contribuir para o planejamento pedagógico, elaboração de atividades, avaliações e projetos interdisciplinares, sempre de forma ética, responsável e com o professor como protagonista do processo educativo.
As formações reforçaram que, embora as tecnologias estejam transformando a educação, são o conhecimento, a sensibilidade e o compromisso dos educadores que fazem a diferença na aprendizagem dos estudantes.
A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto agradecem à SETREM pela parceria na realização desta importante capacitação e aos professores Camila Galiotto Rossi Tiecher, Franciele Cristina de Oliveira Hoffmann, Ana Lúcia Paniz e Felipe Ravison Paveglio pela dedicação e pelos conhecimentos compartilhados ao longo dos dois dias de formação.
Também parabenizam todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino pela participação, pelo comprometimento e pela busca constante por aperfeiçoamento, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes.
Veja mais fotos no link abaixo:
https://www.facebook.com/photo?fbid=122186132792719132&set=pcb.122186134268719132
Desejamos a todos os professores, servidores, alunos e suas famílias um excelente retorno às aulas.
Assessoria de Comunicação






