Muito tem se perguntado: o rato é um problema Federal, Estadual ou Municipal? Ou, quem sabe, até particular?
É um problema social ou individual?
Na verdade, a responsabilidade desse problema é todos e de cada um.
As perdas econômicas causadas pelos roedores são de grande relevância nas lavouras, na armazenagem de grãos onde a sua ação é devastadora, nas indústrias de transformação de alimento, em locais de confinamento de animais etc. Além de causarem danos, transmitem doenças aos animais e ao homem.
• Nas granjas de suínos com infestação de roedores, a perda de ração ingerida, espalhada ou contaminada pelos roedores pode chegar a 10% do total consumido pelos animais ali criados. Sendo que, consomem 10% de seu próprio peso corporal/dia, o que significa alguma coisa entre 10 a 20 Kg de ração por ano.
Nessa mesma proporção, UMA INFESTAÇÃO DE 50 ROEDORES consome até 83 KG DE RAÇÃO POR MÊS.
Sabendo que, um casal pode ter até 12 filhotes por ninhada, e a sua gestação dura apenas 21 dias.
ESTIMA-SE QUE: a infestação de 50 ROEDORES, possa ter 5 CASAIS, seguindo o ciclo reprodutivo, EM 21 DIAS A POPULAÇÃO PASSA DE 50 PARA 110 ROEDORES.
• Nos campos, destroem as sementes recém-plantadas e atacam os cereais, tanto na espigagem como depois de colhidos e armazenados. Arroz, trigo, milho, cana-de-açúcar, cacau são algumas culturas onde a ação dos roedores pode ser devastadora. Estima-se que a cada ano 1/5 de toda a produção mundial nunca chega à mesa do Homem, devido aos danos provocados pelos roedores.
• Os ratos provocam danos e perdas em todas as fases de processamento, produção e estocagem de gêneros alimentícios.
• São responsáveis pela perda de 30% da produção nacional de grãos e 4% da produção mundial.
• Numa granja de poedeiras, fazem dos ovos parte de sua refeição diária, quando não os sujam (ovos), provocando queda de seu valor comercial devido a lavagem. Podem atacar os pintinhos, tornando-se carnívoros e causando grandes perdas.
• 30% dos incêndios em instalações industriais e comerciais de causas não definidas, são atribuídas a roedores.
• Infelizmente, os roedores não causam somente danos materiais, são transmissores em potencial de várias doenças. Atualmente os ratos e suas pulgas espalham diversos tipos de doenças como: tifo, febre da mordida, leptospirose, hantavírus, triquinose, salmonelose e outras.
Afinal, somos todos responsáveis pelo problema dos roedores e por sua solução.
Você precisa tomar uma atitude imediatamente, aí tudo fica mais fácil.
E se você precisar de uma ajuda com isso procure-nos!
KOMBAT INSECT BRAZIL LTDA
(55) 3524 1063
(55) 9 9702 8802
Crissiumal/RS