Estado
Foto: Reprodução

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) apontam que 42% dos candidatos que se submetem a provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo B, para carros, passam na primeira tentativa.

A média de aprovação dentro do período de um ano, a partir do requerimento de habilitação, é de 74% — ou seja, quem reprovou na prova prática, mas fez outras tentativas sem a necessidade de realizar as aulas teóricas. As informações se referem a provas feitas entre novembro de 2017 e outubro de 2019, quando mais de 156 mil candidatos prestaram exames para dirigir carros no Estado.

Os dados apontam ainda que um Centro de Formação de Condutores (CFC) da cidade de Salvador do Sul, na serra gaúcha, tem o melhor índice do Estado de candidatos aprovados em provas práticas de habilitação da categoria B, com mais de 92% de sucesso nos exames.

De acordo com o diretor técnico do Detran, Fábio Santos, os indicadores são importantes para que se mantenha um padrão de ensino e qualidade. Entretanto, ele destaca que, mais do que aprovar motoristas, é necessário qualificar os condutores para enfrentar o trânsito.

— A gente pode melhorar os índices, embora o intuito não seja a aprovação ou desaprovação, mas sim formar condutores para que eles andem. A gente monitora um aumento no índice de aprovação, ainda que pouco significativo, mas monitoramos. Temos uma padronização de exames para o Rio Grande do Sul, então, é muito relativo o que acontece — diz o diretor do Detran.

O Detran reforça ainda que os critérios dos exames das provas práticas são iguais em todos os locais do Estado. A reportagem buscou diversas vezes contato com o Sindicado dos Centros de Formações de Condutores (SindiCFC), que não se manifestou sobre o levantamento.

GZH