Estado

Chuva freia ameaça de gafanhotos a lavouras no Rio Grande do Sul

A chuva que atingiu as Missões do Rio Grande do Sul pode ter freado o ritmo dos ataques de gafanhotos nativos, que vêm sendo registrados na região. A avaliação foi feita pelo chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura do Estado, Ricardo Felicetti, nesta sexta-feira (4).

Felicetti descarta, neste momento, uma ação química para combater os insetos, o que deve ser acionado em caso de danos ou risco de prejuízos a culturas. A região é produtora de soja.

A chuva reduz a mobilidade dos gafanhotos, e a umidade facilita aparecimento de doenças e fungos nos gafanhotos, o que reduz a população, explica o chefe da divisão. Os insetos gostam de locais secos e temperatura mais elevada.

Sobrevoo à região também indicou que os estragos causados pelos insetos permanecem mais intensos em coberturas de árvores, com alcance pequeno em lavouras.

“Há grande desfolhamento em área de mata nativa entre São Valério do Sul e Santo Augusto, no Noroeste do Rio Grande do Sul”, descreve, em nota no site da pasta da Agricultura, o fiscal estadual agropecuário André Ebone, estimando de 20 a 30 hectares de mata “com severos danos” na Reserva Indígena Inhacorá.

Felicetti informa que os monitoramentos vão continuar, em paralelo é feita a avaliação de há necessidade de ação química. Ele também admite que é preciso estudar mais a ocorrência “para avaliar o que é anormalidade”, em relação aos registros que se tinha da espécie.

O gafanhoto detectado no Noroeste gaúcho é nativo e não migratório, como os registrados na Argentina. São indivíduos adultos de Zoniopoda iheringi e ninfas de Chromacris specios, de acordo com a bióloga Kátia Matiotti, da Pucrs, e amostras de ambos estão sendo estudadas no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da UFSM, de acordo com a Secretaria da Agricultura.

O chefe da divisão da pasta da Agricultura opina que fatores como mudanças no clima, com temperaturas mais elevadas e menos chuvas dos anos recentes, possam ter propiciado condições para a proliferação dos insetos.

Secom RS

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

6 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

7 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

7 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

13 horas ago

Chuva, frio e sol vão marcar o feriadão no Rio Grande do Sul; veja previsão

Já dá para tirar as roupas mais pesadas do armário para o feriadão de Páscoa, que…

15 horas ago

Seis alimentos que pioram a ressaca e podem causar aumento de peso

Após exceder o consumo de bebidas alcoólicas em feriados, é comum que as pessoas tenham…

18 horas ago

This website uses cookies.