Estado
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Começa neste domingo (9) a cobrança da tarifa nas cinco novas praças de pedágios construídas pela CCR ViaSul no Estado. Quatro delas ficam entre Canoas e Carazinho, trecho de 264 quilômetros da BR-386 que a reportagem percorreu em novembro para mostrar as condições da rodovia. A outra está na BR-101 em Três Cachoeiras.

Padronizada em todas as unidades e cobrada nos dois sentidos, a tarifa custará R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros. Cifra será corrigida anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Desde 30 de janeiro, a concessionária testa a implementação da cobrança abordando os usuários que passam pelas cabines. Até a noite deste sábado (8), ninguém precisará tirar dinheiro da carteira. Os motoristas apenas serão alertados sobre o começo da operação por material informativo.

O período também é aproveitado para realização dos últimos treinamentos práticos e ajustes no sistema de arrecadação, informou a empresa. Para operar o serviço, foram contratadas 200 pessoas, sendo 23 delas moradoras de Fontoura Xavier. O município de 10 mil habitantes cortado pela BR-386 recebeu uma das estruturas.

BR-386

Duplicação ou readequação dos 264 quilômetros entre Carazinho e Canoas até 2036. Atualmente, 164 quilômetros são de pista simples

Construção de 18 passarelas em 12 cidades entre 2021 e 2030

Construção de 56 acessos e 27 retornos entre 2021 e 2036

Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023

Construção de sete estruturas definitivas para abrigar bases operacionais ou Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) até agosto. Por enquanto, são provisórias. Os SAUs são pontos com informações, banheiros, fraldários e totens que permitem interação do usuário com a concessionária. Bases operacionais são onde ficam os 29 veículos de apoio médico e mecânico que atuam na rodovia

São seis ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, duas UTIs, nove guinchos, sete veículos de inspeção de tráfego, dois caminhões-pipa, dois caminhões-boiadeiro e um munck.

GZH