Estado

Como fazer o chimarrão perfeito

O chimarrão, feito a partir da infusão da erva-mate — proveniente das matas sul-americana —  é uma bebida de origem indígena que está entre as mais consumidas no Rio Grande do SulParaná e Santa Catarina. Em outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, a erva é consumida como tererê, bebida preparada com água gelada.

Segundo o Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate), 90% da erva processada no Rio Grande do Sul é utilizada para o preparo do chimarrão, ante 7% para o tererê e 3% para outras finalidades, como chás e cosméticos. Uma pesquisa da Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE/RS) mostra que o consumo de erva-mate no Estado gaúcho, que tem uma população estimada de 11,3 milhões de habitantes, é de 5,72 quilos por habitante.

Servir chimarrão a um visitante é um gesto de hospitalidade. A bebida também pode ser servida e tomada em roda, o que representa que os presentes estão abertos à prosa.  Quando tomado de forma coletiva, o compartilhamento da bomba e da cuia representa um gesto de confiança e carinho. 

Em 24 de abril, é comemorado o Dia do Churrasco e do Chimarrão. Essa data foi instituída a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, como uma homenagem para dois dos maiores símbolos da cultura gaúcha. 

Para comemorar o Dia do Churrasco e do Chimarrão, GZH* separou uma lista com os elementos necessários para fazer chimarrão e dicas de preparo para torná-lo ainda mais saboroso. Confira:

Elementos constituintes do chimarrão

Antes de realizar o preparo do chimarrão, é preciso ter, em casa, os elementos básicos para seu preparo. Veja quais são:

Cuia

A cuia é utilizada para armazenar a erva-mate e a águaDouglas / stock.adobe.com

A cuia é utilizada para armazenar a erva e a água. Existem basicamente dois modelos mais comuns de cuias:

  • Uruguaia, gajeta ou coquinho: são menores e mais usadas quando se quer tomar o mate de forma individual. Uma de suas vantagens é a de possibilitar um consumo rápido, antes que a água esfrie.
  • Gaúcha ou “bago de touro”: é aquela que é desenhada pelo porongo. Geralmente tem um pescoço curto e o fundo mais arredondado. São as mais tradicionais e muito utilizadas quando deseja compartilhar o chimarrão.

Bomba

Bombas de aço inoxidável são as mais recomendadas para que não haja perda no sabor do chimarrãonikolaydonetsk / stock.adobe.com

A bomba é utilizada para sugar o líquido. Existem uma variedade de bombas, mas as mais recomendadas são as de aço inoxidável porque não deixam gosto e não interferem na bebida.

Água

Para o preparo do chimarrão, o indicado é que a temperatura da água esteja em 70ºCGonzalo / stock.adobe.com

Três fatores devem ser levados em conta quando a água é servida para o preparo do chimarrão:

  1. Qualidade: o recomendado é a água seja mineral ou filtrada.
  2. Quantidade: Se houver pouca água, o mate pode entupir. O recomendado é preencher a cuia até o pescoço.
  3. Temperatura: para o preparo do chimarrão, o indicado é que a temperatura da água esteja em 70ºC. A essa temperatura não há risco da erva queimar e o sabor e as propriedades benéficas da bebida serão mantidos.

Erva

Existem basicamente quatro tipos de erva-mate: moída grossa, nativa, pura folha e tradicionalEmerson / stock.adobe.com

Para o chimarrão ficar mais saboroso, é preciso consumir erva-mate fresca e se atentar com a data de fabricação e validade dela. Quanto mais nova ela for, melhor para o preparo do chimarrão. 

Como a erva-mate é sensível às mudanças de temperatura, o recomendado é que ela seja armazenada no freezer ou na geladeira. As baixas temperaturas mantêm por mais de dois anos os sabores originais dela.

Existem, basicamente, quatro tipos de erva-mate:

  • Moída grossa: essa denominação faz referência ao tipo de moagem que a erva é submetida após a desidratação e a secagem. Esses processos fazem com que os pedaços das folhas sejam menos processados, o que garante o amargor.
  • Nativa: feita a partir da planta Ilex Paraguariensis, colhida em seu habitat natural. A maior parte da produção dessa erva é realizada no Paraná. O resultado é uma erva suave, não tão amarga. Ela é muito utilizada para o preparo do chimarrão.
  • Pura Folha: o processamento dessa erva é feito exclusivamente com as folhas da planta, o que garante o sabor mais amargo entre os tipos já citados. Ela é consumida, principalmente, na Argentina e no Uruguai — onde é consumida uma erva que passa por um processo extra de secagem — e, geralmente, funciona melhor em cuias de formato coco.
  • Tradicional: diferentemente da nativa, esse tipo de erva é cultivada especialmente para a produção do mate ou do tererê. Ela é encontrada, especialmente, na região de Venâncio Aires. A mistura de 70% de sua folha com 30% do seu caule garante um nível de amargor intermediário.

Como preparar o chimarrão?

Existem diversos modos de preparo do chimarrãocabuscaa / stock.adobe.com

Com base em dicas de Antônio Costaguta, assador, criador do projeto El Topador e seguidor da cultura gaúcha, GZH separou um guia de preparo de chimarrão. Confira:

  1. Coloque a erva-mate até a altura do pescoço da cuia.
  2. Para formar o morro, tampe um lado da cuia com uma das mãos, ou com o auxílio de algum objeto, e deite-a de lado. Com isso, a erva se concentrará em um dos lados da cuia.
  3. Misture água quente (70ºC) com água a temperatura ambiente para deixar a mistura morna. Coloque-a no espaço não ocupado pela erva.
  4. Deixe a cuia inclinada no porta cuia por até quatro minutos para cevar a erva. A água vai penetrar nela e manterá o morro firme.
  5. Segure a cuia na posição de sorver o mate e acrescente mais água quente até chegar na borda.
  6. Hora de colocar a bomba. Para isso, tampe a extremidade superior da bomba com o dedo para evitar a entrada de ar.
  7. Coloque a bomba no mate e ajeite na lateral para beber. Beba até roncar e passe adiante.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG

Natália Frighetto/GZH

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Jovem de 26 anos morre em acidente na noite de domingo na VRS-822, em Esperança do Sul

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…

6 horas ago

MP abre investigação e intima mãe que nega vacinar filho de 3 anos contra o covid-19

Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…

10 horas ago

Polícia descobre que homem em situação de rua iria ser morto na Páscoa e crime transmitido ao vivo

Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…

11 horas ago

Concursos públicos no Rio Grande do Sul oferecem 1.556 vagas; confira

Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…

12 horas ago

Falsa biomédica que realizava procedimentos estéticos é investigada pela polícia no RS

Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…

12 horas ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de pessoa desaparecida em rio na Região

No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…

13 horas ago

This website uses cookies.