Estado
Foto: Divulgação

Durante assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na quarta-feira (14), em Estrela, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, falou sobre a crise que a cooperativa está enfrentando nos setores de suíno e frango. Na oportunidade, o presidente disse que 500 colaboradores já foram demitidos do total de 3,5 mil funcionários. Também informou que outras 500 demissões devem acontecer nos próximos meses.

Enquanto isso, alguns investimentos, como o complexo comercial no antigo prédio Polar,  em Estrela, por enquanto ficará parado. Bayer disse que a medida acontece em decorrência da produção de aves e suínos. Ele disse que a empresa está ajustando a situação e com uma menor produção naturalmente é necessário esse enxugamento. O presidente diz ter feito justamente o anúncio no encontro com os prefeitos para pedir ajuda das autoridades municipais. “Chegamos a ter contato com o governador eleito, Eduardo Leite, que se mostrou muito acessível, porém precisamos das autoridades da nossa região nos apoiando”, relatou.

Bayer confirmou que será realizada a inauguração no Porto de Estrela na sexta-feira (16) do novo complexo para ampliação da armazenagem de grãos: “Se o incentivo por parte do governo e a situação financeira não melhorar não vamos investir nada no primeiro momento”, afirmou.

Segundo o presidente, o investimento em grãos é uma forma de se reinventar: “Capacidade enorme de nós depositarmos milho, soja, trigo, enfim, e podermos fazer disso um grande negócio, e ao mesmo tempo nos encolhermos, infelizmente com a demissão de funcionários, e a produção de aves e suínos”, destacou.

Dirceu Bayer ainda disse que não há outra alternativa do que fazer no momento, mas por outro lado há otimismo a respeito de ações que podem ocorrer futuramente: “Temos que nos encolhermos para podermos enfrentarmos melhor essas dificuldades deste ano de 2022. “Mas ao mesmo tempo que estamos preocupados, fizemos o nosso dever de casa para passar esse momento ruim, para que possamos viver um novo momento da Cooperativa Languiru a partir de janeiro de 2023”, pondera.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/HZcQ9vXiMIN1GC4kHcXcvC

Independente