Estado
Foto: Prefeitura de Capão da Canoa/Divulgação/ND

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que o disjuntor da caixa de luz de um posto de saúde é desligado em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. A falta de energia resultou na perda de quase 3 mil doses de vacina. O caso ocorreu na noite de sábado (14) e o menino que aparece de bicicleta nas imagens confessou a atitude, mas disse que foi uma brincadeira.Disjuntor foi danificado.

O posto de saúde, localizado no bairro São Jorge, teve  comprometimento de 740 doses de vacinas contra a covid-19 Além disso, também houve perda de 440 doses contra a influenza e outras 1.814 vacinas de rotina.

As imagens mostram o momento em que um casal e uma criança passam pela caixa de energia. A criança, aparentemente, caminha até o poste e desliga a chave de luz.

Conforme informações da prefeitura, as câmeras também se desligaram em decorrência da falta de energia elétrica e, por isso, a sequência das imagens não foi registrada.

Vandalismo ocorreu no posto de saúde do bairro São Jorge. – Foto: Prefeitura de Capão da Canoa/Divulgação/NDFoto: Prefeitura de Capão da Canoa/Divulgação/ND

Conservação prejudicada

De acordo com a administração municipal, as câmaras de conservação das vacinas têm bateria, mas a oscilação de temperatura prejudica a eficácia das vacinas.

Um relatório foi enviado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para que as doses sejam analisadas e um boletim de ocorrência foi registrado. A prefeitura informou que foram tomadas as medidas cabíveis.

Conforme a prefeitura, até o momento nenhuma dose foi descartada e os imunizantes estão armazenados na câmara de conservação de imunobiológicos esperando respostas da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. As informações são do Jornal NH.

De acordo com a prefeitura, as pessoas que aparecem nas imagens foram identificadas.

ND Mais