Estado
Foto: Carolina Pastl / Agencia RBS

O governador Eduardo Leite afirmou, na manhã desta quarta-feira (17), que a população deve se manter em situação de alerta diante das previsões de novos temporais ao longo do dia. Conforme o governo do Estado, a Região Metropolitana, os Vales e o Litoral Norte podem ainda ser especialmente impactados por fortes chuvas:

— Ainda temos uma situação de alerta. Para a região centro-sul do Estado, o pior já terá passado, segundo a Sala de Situação nos informa. Mas ainda para a Região Metropolitana, para o Litoral Norte, região dos Vales, especialmente Vale do Caí, a gente tem duas situações: uma primeira que ao longo do dia podemos ter novos temporais, especialmente no final do dia.

A segunda preocupação destacada pelo governador é de que o volume previsto de chuvas provoque inundações e enchentes.

— O nível dos rios pode ser comprometido, ainda, até amanhã (quinta-feira). Então, ao longo desta quinta-feira a gente vai estar acompanhando essa evolução, e aquelas comunidades que já sofrem mais tradicionalmente com inundações e enchentes, em função de elevação do nível dos rios, têm que estar em alerta também por conta do volume de chuvas — disse Leite.

Conforme Leite, os bombeiros receberam, desde o início dos temporais, na terça-feira, mais de 500 chamados. Entre os municípios, 25 reportaram danos mais significativos à Defesa Civil.

O governador também disse estar em contato com a CEEE Equatorial e com a RGE, para solicitar que as empresas resolvam rapidamente a falta de luz.

— Estou em contato com as empresas de energia, com a Equatorial e com a RGE para que a gente possa garantir esse restabelecimento o mais rápido possível. Mas é importante que as pessoas entendam, houve um evento muito severo, muitas redes foram comprometidas por conta de queda de árvores ou outros obstáculos, quando as telhas levantam, telhados que atingiram redes que foram comprometidas, então vai ser um dia longo de muito trabalho das nossas equipes — disse Leite.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/D4BIJEmkBRXIgFPzTVyxjg

Gaúcha ZH