Estado
Foto: Arquivo/TP News

Em live divulgada na tarde desta segunda-feira, 22, o governador Eduardo Leite confirmou a manutenção do sistema de cogestão, atendendo ao pedido da maioria dos prefeitos, e estendeu o horário de suspensão de atividades que agora será entre as 20h e 5h.

Diante do agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise decidiu pela ampliação das restrições à circulação de pessoas em todo o Estado. Independentemente da bandeira da região, a janela de horário da suspensão geral de atividades não essenciais valerá a partir desta terça-feira (23).

Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

Mapa confirmado. Foto: SES RS

A outra medida anunciada pelo governador é a necessidade de as associações regionais e prefeituras atualizarem seus planos regionais de cogestão, incluindo um detalhamento de como se dará a fiscalização nos municípios. A intenção é coibir aglomerações, o descumprimento da suspensão geral de atividades e outras medidas necessárias para conter a disseminação do vírus. As forças da Segurança Pública estão em esforço concentrado nas ruas para evitar aglomerações.

O governo do Estado acatou pedido dos prefeitos para a manutenção das aulas presenciais na bandeira preta para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, considerando a dificuldade que os pais encontram por não ter com quem deixar os filhos quando saem para trabalhar e a dificuldade de efetiva alfabetização das crianças em aulas virtuais. Para os demais níveis de ensino, as atividades presenciais seguem proibidas em regiões com bandeira preta.

Região Celeiro

Sem encaminhar pedido de reconsideração ao mapa preliminar da 42ª rodada do modelo de distanciamento controlado, a região de agrupamento de Palmeira das Missões (R15/R20) permanece em bandeira preta (altíssimo risco epidemiológico) até às 23h59min de 1º de março.

Os 12 municípios da Região Celeiro que fazem parte da R15/R20 são: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

A nova classificação começa à 0h da terça-feira (23/02) e prossegue até às 23h59min de 1º de março.

VEJA TAMBÉM

https://trespassosnews.com.br/covid-19-hospitalizacoes-diminuem-mas-casos-ativos-seguem-altos-em-tres-passos/