Foto: Divulgação/GZH
Empresa de Estrela, no Vale do Taquari, a Indústria de Alimentos Estrela, dona da marca de leite Latvida, pediu recuperação judicial. Na mesma ação, solicitou antecipação dos efeitos do mecanismo, como suspensão de execução de cobranças, o que foi permitido pelo Judiciário.
A indústria informou ter dívidas que somam de R$ 107,2 milhões, principalmente com credores financeiros, como bancos e fundos. Diz que a recuperação judicial é necessária para repactuar os débitos.
— A empresa devedora indica como principais motivos da crise econômico-financeira o aumento do custo de produção, a retração das linhas de crédito e as altas taxas de juros — lista o advogado Diego Estevez, do escritório Estevez Guarda, administrador judicial do processo.
A empresa gera, atualmente, 400 empregos diretos e indiretos em unidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. A indústria de ração animal começou a funcionar em 2005 e, em 2015, iniciou a produção de derivados do leite. Inclusive na petição inicial, a Latvida salienta que o setor sente qualquer sinalização de atraso no pagamento, pois os fornecedores suspendem a entrega de leite, o que paralisa a cadeia produtiva.
A marca Latvida era da VRS Indústria de Laticínios, que foi uma das envolvidas na Operação Leite Compensado e chegou a ter a unidade de Estrela interditada por irregularidades na produção. Em 2013, entrou em recuperação judicial. Na época, houve uma disputa entre os irmãos e sócios Rui e Valdir Sulzbach. Rui é o atual diretor da Indústria de Alimentos Estrela, que pediu a recuperação judicial agora.
A empresa movimenta cerca de 1,5 mil produtores e tem a preocupação de garantir que os pagamentos ocorrerão em dia. A coluna procurou a advogada da companhia, Marcela Lauer, do escritório Gerson Branco Advogados, que disse, em nota, que “os pagamentos de todos os produtores de leite, transportadores e empregados estão em dia e esses continuarão recebendo seus pagamentos nos respectivos vencimentos”.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW
Giane Guerra/GZH
Edelvânia Wirganovicz, condenada pela morte de Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (22) no Instituto…
O feriadão de Páscoa e Tiradentes foi marcado por uma onda de violência contra mulheres…
Um homem de 47 anos foi preso preventivamente em Rio Pardo, sob a acusação de…
Os restos mortais do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, que havia sido atacado por uma onça…
Um acidente de trânsito entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na madrugada desta segunda-feira,…
A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta milenar que une beleza, resistência…
This website uses cookies.