Foi sepultado nesta terça-feira (26), em Alegrete, o corpo do soldado do Exército Brasileiro, Guilherme Corrêa Jardim, 19 anos. O jovem morreu depois de passar mal durante um exercício militar, na última segunda-feira (25). A causa da morte foi infecção generalizada decorrente de uma pneumonia.
De acordo com nota divulgada pelo 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), onde o militar servia, Guilherme apresentou um quadro gripal (febre, tosse e dor de garganta) em sua residência, durante o último final de semana. Entretanto, teria deixado de informar sobre seu estado de saúde à equipe médica do Regimento e participou do exercício de campo programado para a segunda-feira.
Durante a marcha, o jovem passou mal. Na nota, o 6º Regimento informa que ele foi prontamente atendido pelos profissionais de saúde da unidade e levado para o Hospital de Guarnição de Alegrete (HGuA). Devido à necessidade de maiores cuidados, o soldado foi transferido para a Santa Casa de Alegrete.
Foram realizados exames de imagem e de sangue, sendo diagnosticada uma pneumonia. Guilherme passou a segunda-feira com quadro estável, entretanto apresentou piora durante a madrugada de terça-feira e precisou ser transferido para a UTI do Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), onde faleceu nesta terça-feira (26). A causa, segundo a nota do Exército, foi uma septicemia grave (infecção generalizada) decorrente de uma pneumonia secundária.
Na nota oficial, assinada pelo tenente coronel Gustavo Lopes Cruz, comandante do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, a unidade abriu procedimento administrativo para melhor elucidação dos fatos que levaram à morte do soldado. Ao mesmo tempo, o Exército garantiu que está prestando todo apoio possível à família de Guilherme e externou seus sentimentos e condolências aos familiares e amigos.
O comando do 6º RCB cancelou a Festa da Cavalaria, prevista para 6 de maio. Nesse data, contudo, será entregue a boina aos novos recrutas e prestadas homenagem ao soldado Guilherme Jardim.
Estudo
O jovem era morador de Alegrete e estudava no Colégio Estadual Emílio Zuñeda. Conforme o site Web Notícias, de Alegrete, ao se alistar no Exército, ele pediu transferência para poder continuar com os estudos no turno da noite. O Colégio Emílio Zuñeda divulgou nota de pesar pela perda do aluno e suspendeu às aulas ontem.
Nas redes sociais, inúmeros familiares, amigos e colegas de Guilherme Jardim se manifestaram lamentando a morte do jovem.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/F8ClYgHeDrF0GDpP7ogNKR
Diário SM