Estado

Mais de 22 mil vagas estão abertas para cursos técnicos gratuitos no RS

A rede estadual do Rio Grande do Sul está com mais de 22 mil vagas gratuitas disponíveis para cursos técnicos em escolas que oferecem Educação Profissional e Técnica. As inscrições são para o ano letivo de 2025 e podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro, durante o período de pré-matrícula. 

É possível se inscrever pelo site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba “matrículas”. Lá, o candidato preenche a ficha de inscrição e pode conferir os pré-requisitos de cada curso e escola.

Entre as opções disponíveis, estão cursos nas áreas de eletrônica, saúde, publicidade, administração, logística, agropecuária, entre outras. Além disso, também há opção para Curso Normal (Magistério).

Modalidades e como se inscrever

A Educação Profissional da Rede Estadual oferece três modalidades: integrada, concomitante e subsequente.

  • Integrada: ocorre simultaneamente ao Ensino Médio regular, permitindo que os estudantes, ao concluírem o Ensino Fundamental, ingressem diretamente nos cursos técnicos
  • Concomitante: o aluno cursa o Ensino Médio em uma instituição e, ao mesmo tempo, realiza o curso técnico em outra escola, ou na mesma, com matrículas separadas
  • Subsequente: voltada para quem já concluiu o Ensino Médio, possui carga horária reduzida e é uma oportunidade para jovens e adultos que buscam se especializar ou adquirir novas habilidades

São 158 escolas de Educação Profissional por todo o Rio Grande do Sul — dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios, além de 105 instituições que oferecem o Curso Normal. Veja a lista completa dos cursos técnicos, e editais que podem ser encontrados na página da pré-matrícula.

Serviço

  • O quê: Cursos técnicos na Rede Estadual do Rio Grande do Sul
  • Inscrições: até 1º de dezembro
  • Onde se inscrever: site da Secretaria da Educação (Seduc)
  • Vagas: mais de 22 mil vagas em cursos técnicos e Curso Normal

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Gaúcha ZH

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

42 minutos ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

45 minutos ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

2 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

7 horas ago

Chuva, frio e sol vão marcar o feriadão no Rio Grande do Sul; veja previsão

Já dá para tirar as roupas mais pesadas do armário para o feriadão de Páscoa, que…

9 horas ago

Seis alimentos que pioram a ressaca e podem causar aumento de peso

Após exceder o consumo de bebidas alcoólicas em feriados, é comum que as pessoas tenham…

12 horas ago

This website uses cookies.