Foto: MTE/Divulgação
Nove trabalhadores, sendo oito argentinos e um brasileiro, de Caxias do Sul, foram resgatados na madrugada do último domingo (2) de uma propriedade de Flores da Cunha. A operação foi articulada pela Polícia Federal a partir de denúncias feitas à Brigada Militar (BM).
Os homens, com idades entre 19 e 29 anos, trabalhavam na colheita da uva em situação, classificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como análoga à escravidão.
Eles teriam sido contratados pelo dono da propriedade, que também atuava como intermediador de mão de obra.
De acordo com a investigação, os trabalhadores receberam a promessa de pagamentos semanais, alimentação e alojamento. No entanto, ao iniciar as atividades, o valor pago pelo quilo de uva colhida foi menor que o combinado.
O pagamento, que seria realizado aos sábados, já não era pago pela segunda semana consecutiva. O alojamento estava em condições precárias e a alimentação era fornecida somente se cumprissem a jornada de trabalho.
O empregador foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Caxias do Sul. Ele terá que pagar os salários e as multas rescisória aos trabalhadores nesta terça-feira (4).
A assistência social de Flores da Cunha providenciou alojamento para todos os trabalhadores resgatados. Esse é o segundo resgate ocorrido na safra da uva da Serra. No dia 28 de janeiro, outros quatro trabalhadores argentinos foram resgatados em São Marcos.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
A adolescente Lívia Goulart Belmiro morreu aos 16 anos após procurar ajuda em oito ocasiões…
This website uses cookies.