Estado

Prefeito é denunciado por realizar trabalho voluntário como médico em Posto de Saúde no RS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) denunciou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), pelo trabalho voluntário que ele realiza como médico no Posto de Saúde do Bairro Gressler. O atendimento é feito uma vez por semana, nas sextas-feiras, após o expediente na prefeitura.

Em entrevista, o prefeito manifestou surpresa com a denúncia. “Nós recebemos assim, com muita surpresa, esta informação do Tribunal de Contas do Estado de uma denúncia pelo trabalho voluntário”, afirmou. Segundo ele, a atividade era devidamente documentada e não gerava custos ao erário. “Temos uma documentação que é renovada anualmente, solicitando o trabalho voluntário. Está documentado, não causa dano ao erário público e é realizado uma vez por semana, fora do horário convencional”, explicou.

Jarbas da Rosa ressaltou que não houve atendimento em 2024 devido ao período eleitoral, mas que a atividade havia começado em 2021, durante a pandemia. “A gente faz esse atendimento porque tem a questão de vocação, de amor ao próximo, de poder ficar próximo da comunidade”, afirmou. Ele destacou que o voluntariado sempre foi benéfico, tanto para a população quanto para ele, enquanto profissional da saúde. “Porque, na verdade, o ser voluntário é um ato de desprendimento, algo que vem de amor, de carinho, de vocação”, disse.

Sobre a motivação da denúncia, o prefeito afirmou que não tem conhecimento de quem a fez, mas acredita que há um viés político. “Quem fez eu não sei, mas a denúncia é que eu não poderia estar atuando. Eu posso estar atuando. Eu estou no Conselho Federal de Medicina, pago minha contribuição anualmente, não tenho nenhum problema perante o Ministério Público”, argumentou. Segundo ele, já houve uma conversa informal com o órgão, que não identificou irregularidades. “Acho que tem algum viés muito mais político do que qualquer outra coisa”, completou.

Sobre os próximos passos, Jarbas da Rosa afirmou que a defesa está sendo preparada e que continuará com o trabalho voluntário até que haja uma decisão contrária. “Essa denúncia já foi feita há mais de 20 dias, então estamos formulando a defesa junto com nosso controle interno e nossa procuradoria jurídica. Nesse inteirinho, a gente vai continuar fazendo nossa atividade normalmente”, declarou.

Jarbas da Rosa também citou outros prefeitos médicos no Brasil que realizam atendimentos similares. “São mais de 200 médicos prefeitos no Brasil, e vários outros realizam atividades semelhantes”, pontuou. A defesa será encaminhada ao TCE para análise, e o prefeito aguarda uma resposta sobre a continuidade do atendimento voluntário, mas enquanto isso, segue exercendo a função no posto de saúde.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Independente

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Polícia aguarda perícias e depoimentos para esclarecer morte na cadeia de condenada no Caso Bernardo

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil investiga como se…

3 horas ago

Como estão o pai e a madrasta condenados pelo assassinato do menino Bernardo

Onze anos após um dos casos policiais que marcou a história do Rio Grande do…

5 horas ago

Criança de um ano morre afogada ao cair em piscina no Noroeste do RS

Uma criança de um ano faleceu vítima de afogamento em uma piscina residencial na tarde…

5 horas ago

Medidas protetivas vão poder ser pedidas pela internet a partir desta quinta-feira no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que vítimas de violência doméstica poderão…

5 horas ago

Dracena em ambientes internos: 3 dicas matadoras para mudar o visual da sua sala

Veja como usar a dracena para transformar sua sala com 3 dicas práticas e elegantes…

10 horas ago

Sua Clorofito está murchando? Aqui estão os 4 motivos principais

Clorofito murchando? Veja os 4 principais motivos e como recuperar sua planta de forma simples…

10 horas ago

This website uses cookies.