Estado

Projeto institui o Programa de Frentes de Trabalho para Pessoas em Situação de Rua no RS

O deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que institui o Programa de Frentes de Trabalho para Pessoas em Situação de Rua. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e profissional dessa população por meio da geração de emprego e renda, qualificação profissional e acesso à documentação necessária para o exercício de atividades laborais. Nos próximos dias a proposição entrará na pauta de distribuição para relatoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
.
De acordo com a proposta, os contratos emergenciais firmados por órgãos do governo estadual deverão reservar pelo menos 5% das vagas para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, desde que sejam assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.
.
O programa prevê uma série de ações para facilitar a reinserção dessa população no mercado de trabalho e na sociedade. Entre as iniciativas propostas, estão a emissão de documentos essenciais como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), identidade, CPF e certidão de nascimento, a oferta de cursos de qualificação profissional em parceria com instituições de ensino e entidades da sociedade civil, além do incentivo à conclusão da educação básica para aqueles que abandonaram os estudos.
.
O projeto também sugere o acompanhamento psicossocial e orientação para a reinserção social e familiar dos beneficiados. A coordenação e monitoramento do programa ficarão sob responsabilidade das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, em articulação com outros órgãos estaduais e municipais.
.
Kaká D’Ávila destacou a importância de combater a exclusão social e oferecer oportunidades reais para pessoas em vulnerabilidade. “Garantir vagas no setor público e facilitar o acesso à documentação e à qualificação profissional é um passo fundamental para devolver dignidade e promover a autonomia dessa população”, concluiu.

Assessoria de Comunicação

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Estudante de Campo Novo é uma das sobreviventes do acidente com ônibus da UFSM

Isabela Morais, de 25 anos, estava no ônibus que tombou na RS-453, no município de…

3 horas ago

Vagas de emprego disponíveis no Sine de Três Passos; confira novo painel

VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NO SINE DE TRÊS PASSOS. INFORMAÇÕES PELO FONE (55) 3522-1615  AUXILIAR…

5 horas ago

Policial que agrediu adolescente em frente à escola é denunciado à Justiça

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou à Justiça um policial da…

5 horas ago

Como manter suas gérberas saudáveis e sempre coloridas

Descubra como manter suas gérberas saudáveis e sempre coloridas com dicas práticas de cultivo, poda…

7 horas ago

Acidente de ônibus com professores e estudantes provoca pelo menos 7 mortes no RS

Um acidente com um ônibus provocou ao menos 07 mortes na cidade de Imigrante, no…

11 horas ago

Colisão entre caminhão e ônibus deixa dois feridos na BR-386, em Seberi

Por volta das 5h30 da manhã desta sexta-feira (04), um acidente de trânsito foi registrado…

11 horas ago

This website uses cookies.