Foto: Divulgação
O deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que institui o Programa de Frentes de Trabalho para Pessoas em Situação de Rua. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e profissional dessa população por meio da geração de emprego e renda, qualificação profissional e acesso à documentação necessária para o exercício de atividades laborais. Nos próximos dias a proposição entrará na pauta de distribuição para relatoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
.
De acordo com a proposta, os contratos emergenciais firmados por órgãos do governo estadual deverão reservar pelo menos 5% das vagas para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, desde que sejam assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.
.
O programa prevê uma série de ações para facilitar a reinserção dessa população no mercado de trabalho e na sociedade. Entre as iniciativas propostas, estão a emissão de documentos essenciais como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), identidade, CPF e certidão de nascimento, a oferta de cursos de qualificação profissional em parceria com instituições de ensino e entidades da sociedade civil, além do incentivo à conclusão da educação básica para aqueles que abandonaram os estudos.
.
O projeto também sugere o acompanhamento psicossocial e orientação para a reinserção social e familiar dos beneficiados. A coordenação e monitoramento do programa ficarão sob responsabilidade das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, em articulação com outros órgãos estaduais e municipais.
.
Kaká D’Ávila destacou a importância de combater a exclusão social e oferecer oportunidades reais para pessoas em vulnerabilidade. “Garantir vagas no setor público e facilitar o acesso à documentação e à qualificação profissional é um passo fundamental para devolver dignidade e promover a autonomia dessa população”, concluiu.
Assessoria de Comunicação
Isabela Morais, de 25 anos, estava no ônibus que tombou na RS-453, no município de…
VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NO SINE DE TRÊS PASSOS. INFORMAÇÕES PELO FONE (55) 3522-1615 AUXILIAR…
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou à Justiça um policial da…
Descubra como manter suas gérberas saudáveis e sempre coloridas com dicas práticas de cultivo, poda…
Um acidente com um ônibus provocou ao menos 07 mortes na cidade de Imigrante, no…
Por volta das 5h30 da manhã desta sexta-feira (04), um acidente de trânsito foi registrado…
This website uses cookies.