Estado

Reajuste a servidores estaduais deve ser encaminhado à Assembleia em março

O governo do Estado deverá encaminhar ao longo do mês de março à Assembleia Legislativa um projeto concedendo reajuste salarial ao funcionalismo. Esse é o prazo com o qual trabalham auxiliares diretos do governador Eduardo Leite para o envio da proposta de revisão geral, que beneficia servidores de todos os órgãos e poderes, sem distinções. Por ser uma regra constitucional, não consta entre os vetos impostos ao Estado no âmbito do regime de recuperação fiscal (RRF).

Embora o governador venha tratando do assunto desde o ano passado, o Piratini ainda não bateu o martelo sobre o percentual da correção, visto que a Secretaria da Fazenda ainda está estudando o impacto da medida. Uma das referências com a qual o governo trabalha é o índice de 5,53%, que equivaleria ao reajuste do piso regional, aprovado pela Assembleia em novembro, e o ganho mínimo oferecido aos professores no projeto de reajuste do magistério, cuja votação ocorreu em dezembro.

Prevista no artigo 37 da Constituição Federal, a revisão geral anual (RGA) deveria ser concedida anualmente aos servidores. Quando isso não ocorre, o Poder Executivo deve apresentar justificativa ao Legislativo, conforme decisão de 2019 do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso do Rio Grande do Sul, a justificativa sempre foi o cenário de penúria nas contas públicas.

A última revisão geral anual foi concedida no governo Germano Rigotto, em 2004. Mais tarde, entretanto, a Assembleia Legislativa alterou a proposta, a fim de permitir que os poderes e órgãos autônomos encaminhassem projetos com percentuais mais vantajosos a seus servidores. 

Desde então, diversas categorias e corporações receberam aumentos e correções durante os governos Yeda Crusius, Tarso Genro e José Ivo Sartori, mas sempre em projetos específicos, com percentuais distintos e em momentos diferentes.

No caso da revisão geral, ela se aplica a todos os funcionários de carreira, comissionados e agentes políticos, como secretários e o próprio governador. As categorias com os maiores salários, como os magistrados e membros do Ministério Público, também serão beneficiadas – à exceção daqueles que já ganham o teto para a função. O reajuste também contemplará aposentados e pensionistas ligados ao governo estadual.

Aliás
Encaminhando o projeto de reajuste dos servidores em março, o governador Eduardo Leite deverá ter tempo de sancioná-lo antes de renunciar ao cargo para ser candidato a presidente, na hipótese de aceitar o convite do PSD. O prazo limite é o dia 2 de abril. 

Coluna de Rosane de Oliveira

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5

GZH

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

3 curiosidades sobre a bela-emília que tornam a planta ainda mais especial

Conheça 3 curiosidades sobre a bela-emília que revelam sua beleza, usos medicinais e resistência surpreendente…

7 horas ago

Jovem vítima de acidente residia em Lajeado e veio visitar o pai em Esperança do Sul

Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…

10 horas ago

Retorno do feriado causa filas na travessia do rio Uruguai, entre Barra do Guarita e Itapiranga

O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…

11 horas ago

4 cortes modernos para valorizar cabelos grisalhos em 2025

Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…

13 horas ago

Mulher de 35 anos segue na UTI após acidente com morte na VRS-822, em Esperança do Sul

Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…

18 horas ago

Impressora multifuncional Samsung: por que está entre as favoritas do mercado?

Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…

19 horas ago

This website uses cookies.