O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou que irá trabalhar no Senado para impedir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1. A medida é apontada como uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 2026.
Em entrevista ao Jornal do Comércio, Heinze classificou a proposta como “eleitoreira” e declarou voto contrário. Segundo ele, a mudança na legislação trabalhista pode prejudicar o setor produtivo e, consequentemente, os trabalhadores.
— Estou trabalhando e vou votar contra, porque entendo que não é uma ajuda para o trabalhador; é um prejuízo. Se você prejudica quem gera emprego, vai prejudicar o trabalhador — afirmou.
O senador disse que, mesmo diante da sinalização de avanço da proposta na Câmara dos Deputados, a articulação no Senado buscará impedir que a PEC prospere neste ano.
Acordo Mercosul-União Europeia
Outro ponto de preocupação citado por Heinze é a formalização do acordo entre Mercosul e União Europeia. O parlamentar defende a inclusão de mecanismos de proteção ao setor produtivo brasileiro, especialmente à vitivinicultura gaúcha.
Ele argumenta que a redução de tarifas para produtos europeus pode ampliar a concorrência sobre o vinho produzido no Rio Grande do Sul, afetando empregos e a competitividade do setor.
— Já está ruim para o setor vitivinícola. Imagina abrindo as porteiras para a União Europeia. Tem que ter uma forma de proteger — declarou.
Eleições de 2026
No campo político, Heinze confirmou que passou a defender uma aliança do PP com o PL na disputa pelo Palácio Piratini em 2026. Inicialmente alinhado à candidatura própria do deputado estadual Ernani Polo, o senador mudou de posição e hoje apoia a construção de uma chapa liderada pelo deputado federal Luciano Zucco (PL).
Segundo ele, a prioridade é fortalecer o projeto nacional da direita, que tem como pré-candidato à Presidência o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nome anunciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Heinze afirmou ainda que foi convidado por Zucco para compor a chapa como candidato a vice-governador e que avalia a possibilidade, ressaltando que não pretende disputar cargos no Legislativo neste ano.
— Essa posição eu penso que posso ajudar o Estado — concluiu.
Portal de Notícias
Receba as principais notícias no seu WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/HZcQ9vXiMIN1GC4kHcXcvC
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br






