Estado
Foto: Arquivo Pessoal

O goleiro de um dos times atingidos por um raio, enquanto jogavam futebol, na manhã de domingo (27), em Gravataí, conta que tudo aconteceu muito rápido. Com a descarga elétrica, Valdenir Massaia, de 27 anos, morreu. Outras 14 pessoas ficaram feridas.

“Não lembro de nada, só lembro de um clarão, eu estava do lado dele, ele [Valdenir] caiu”, afirma o goleiro do time, Mateus Borba.

Um outro jogador, o lateral direito do time, Willian Machado, que também estava no campo disse que não chovia forte na hora da partida.

“Estava bem fraca a chuva, falamos se começar a chover forte vamos parar, deu só um raio e, quando eu vi, eu caí. Vi só meus colegas levantando”, conta .

O campo fica na zona rural, afastado do Centro da cidade. O bombeiro civil Luís Henrique Ferreira, que também estava no local para participar do jogo, ajudou nos primeiros socorros.

“Duas pessoas, na hora, não conseguiam levantar. Uma delas, o pessoal conseguiu reanimar, e a outra comecei a fazer reanimação. Coloquei no carro, um outro colega foi dirigindo e eu fui fazendo reanimação até o hospital. Mas ele acabou entrando em óbito”, afirma o bombeiro sobre a morte de Valdenir.

As outras 14 pessoas que ficaram feridas foram levadas também ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí. Elas passaram por exames e já receberam alta.

O enfermeiro do hospital Cristiano Reis conta que a queda de um raio pode causar sérios ferimentos.

“Os pacientes mais graves, geralmente, tem ferimento de entrada e ferimento de saída, como a gente fala. Onde é a descarga elétrica, onde ele recebe a descarga elétrica, geralmente, são nos membros superiores e sai nos membros inferiores. Os ferimentos são queimaduras graves”, afirma.

O velório e o sepultamento de Valdenir acontece nesta segunda-feira (28) em Gravataí. Ele era casado e tinha uma filha de 11 meses.

G1/RS