Foto: Agência Brasil
O governo do Rio Grande do Sul informou no fim da noite deste sábado que o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos deixa de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de Monitoramento, mecanismo que gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. Para crianças entre seis e 11 anos, a máscara passa a ser protocolo recomendado. A medida tem validade a partir da publicação do Decreto 56.403, de 26/2/2022 no Diário Oficial do Estado,
Segundo o Estado, o parecer técnico que embasa o regramento, assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), levanta pontos de atenção que devem ser considerados para o uso recomendado da máscara em crianças entre seis e 11 anos. Um desses aspectos é a transmissão generalizada, comunitária ou sustentada da doença. Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara. Para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado.
A justificativa da SES também reforça a importância da vacinação para que vírus respiratórios sejam mitigados. Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para essa faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes.
Até o momento, a regra vigente no Rio Grande do Sul seguia a orientação prevista na Lei Federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Conforme o parecer técnico do Cevs, “ainda que exista legislação federal que preconize o uso obrigatório para pessoas acima de três anos, considerando o longo período em que não há atualização da legislação, considerando que nos últimos 24 meses não se apresentaram evidências robustas que comprovem o benefício da obrigatoriedade do uso de máscaras em algumas faixas etárias, considerando que sem benefício comprovado é obrigação dos profissionais da saúde primar pelo não malefício, considerando que a orientação é garantir o uso adequado de máscara, conclui-se que não há base técnica que suporte a obrigatoriedade de máscaras indiscriminadamente na faixa etária de três anos até 11 anos”.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5
Rádio Independente
O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…
Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…
Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…
Já dá para tirar as roupas mais pesadas do armário para o feriadão de Páscoa, que…
Após exceder o consumo de bebidas alcoólicas em feriados, é comum que as pessoas tenham…
Uma motociclista morreu em um acidente na madrugada desta sexta-feira (18) na BR-116, em Estância…
This website uses cookies.