Estado
Norma Dorst e Anilda Castoldi (Foto: Eduarda Lima)

As vizinhas Anilda Castoldi (82), e Norma Dorst (89), moradoras de Roca Sales, residiam lado a lado há mais de 40 anos e tiveram seus lares destruídos pela enchente de maio de 2024.

Após a catástrofe, dona Norma decidiu alugar uma casa. Já Anilda passou a morar com uma irmã. Semanas depois da separação, as duas amigas se reencontraram no mesmo lugar onde moravam, no Bairro Centro, quando o vídeo do encontro viralizou nas redes sociais. A cantora Luísa Sonza conseguiu contato com as duas amigas através da voluntária Daniele Capelari (29), moradora de Passo Fundo, que esteve na cidade para ajudar na limpeza.

 Depois da divulgação do conteúdo nas redes sociais, a cantora enviou uma mensagem para Dani no Instagram pedindo maiores informações. A cantora, que se envolveu intensamente com resgates e doações durante as enchentes no Rio Grande do Sul, decidiu dar uma casa nova para cada uma das senhoras.

A cantora ainda citou que a história delas foi a que mais a comoveu, porque dona Anilda lembra muito a avó dela. A construção das casas no Bairro Pôr do Sol, em um local que não é alagável, já iniciou e elas deverão ser concluídas até o início do mês de setembro. As novas moradias são de madeira e possuem 82m² .

A reportagem da Rádio Independente realizou uma visita para as duas senhoras e acompanhou a construção das novas casas. Nesta sexta-feira (16) é o aniversário de dona Anilda, que completou seus 82 anos, inclusive uma festa com doces e salgados foi preparada em meio a construção da sua nova moradia.

Para dona Anilda, foi difícil passar pelas últimas enchentes. “Não é fácil perder sua casa. É muito complicado sair de casa a noite, e no outro dia chegar lá, e não ter mais casa. Mas a Daniele e a cantora Luísa Sonza são anjos em nossas vidas”, cita ela.

Já a amiga Norma conta que perdeu tudo e agora é uma felicidade ter onde morar. “A casa foi embora com tudo dentro. Não tinha nem para limpar, nem um fiapinho. Mas eu estou feliz agora, vamos ter onde morar”, conta.

A voluntária conta da satisfação em poder ajudar as duas senhoras. “Viemos como voluntários de Passo Fundo, entre oito meninas, e me deparei com essa linda história das vizinhas. E queríamos dar um lugar melhor para elas morarem. E hoje temos essa história para contar, com a colaboração da Luísa Sonza e essa doação das novas casas que estão quase prontas”, comenta a Daniele.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/FgbjSTIljFc3kF3Od5lWfx

Rádio Independente