Estado
Foto: Émerson Édson Rückert/

Foi finalizada nesta sexta-feira a escultura do Cristo Protetor, estátua erguida em Encantado, no Vale do Taquari, a 144 km de Porto Alegre. Os últimos reparos foram feitos pelo artista cearense Markus Moura, responsável pela imagem.

“Eu fico muito emocionado. É uma emoção grande, que eu não consigo explicar”, diz.

A estátua mede 37,5 metros de altura – 43,5 metros, com o pedestal –, sendo mais alta que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, sendo 30 da estátua e oito da base. A comparação foi tema de brincadeira entre os prefeitos dos dois municípios, Jonas Calvi e Eduardo Paes.

 Foto: Émerson Édson Rückert/

A obra, custeada com recursos de empresários da região, foi iniciada em 2019. Apesar da estátua ter sido concluída, a inauguração só deve ser feita no segundo semestre, quando o entorno do complexo for finalizado.

Durante os quase três anos de trabalho, Markus Moura diz ter sofrido com o frio gaúcho, mas se considera “realizado” ao finalizar a escultura. Os retoques finais foram feitos nos pés do Cristo.

“Sofri com o frio, vi neve pela primeira vez. Mas foi tudo bom, tudo maravilhoso”, comenta.

Conforme os responsáveis, mais de 50 mil pessoas já visitaram o local, sendo que turistas de 21 países diferentes já foram à cidade ver o monumento.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CsFqn96YwnX36UVSJgIDeK

G1 RS