Região
Foto: Rafael Schenkel /Divulgação

O baixo nível de água proporciona imagens diferentes da rotina. Uma das grandes atrações do turismo de beleza natural, o Salto do Yucumã também revela a falta de cuidados com o meio ambiente. Conforme o gestor do Parque do Turvo, Rafael Schenkel, com a longa estiagem, surge grande quantidade de lixo no leito do Rio Uruguai.

Foto: Rafael Schenkel /Divulgação

Ele chama atenção para as dificuldades para a navegação e o cuidado que os aventureiros precisam ter com pedras que estão expostas ou próximas do nível da água. Schenkel relata que o lixo recolhido apresenta garrafas pet, roupas, sofás, restos de embarcações, material de pesca, peças de carros, embalagens de agrotóxicos, motores de barcos e até pneu de trator. O gestor informa que o parque, no município de Derrubadas, Rio Grande do Sul, possui parcerias com ONGs e com prefeituras para o destino correto do lixo que é recolhido.

Foto: Rafael Schenkel /Divulgação

O gestor do Parque do Turvo lamenta o descarte irregular de lixo que é revelado pelo volume reduzido de água. Salienta que este é o período apropriado para visitação do Salto do Yucumã, que possui até 12 metros de queda de água e 120 metros de profundidade. É o maior salto longitudinal do mundo com 1500 metros e belezas que encantam visitantes de várias partes do mundo. O gestor do Parque do Turvo informa que não é permitido aos visitantes levar bebidas alcoólicas e animais domésticos. Também é proibido retirar pedras e plantas do parque.

Para a visitação não é necessário agendamento, porém, para grupos de estudos, é preciso manter contato antecipado com a administração do parque, que viabiliza palestra e orientações sobre preservação do meio ambiente.

Equipe possui intenso trabalho para proteção do Parque do Turvo. São seis funcionários militares e oito colaboradores cedidos pela prefeitura de Derrubadas. Schnkel lembra que se trata de uma Unidade de Proteção Integral com rígido controle de pesca e caça. Informa que é rotina recolher grande quantidade de material de pesca. Informa que o Parque Estadual do Turvo é aberto de quinta-feira a segunda-feira, das oito horas às 18 horas. O acesso ao parque ocorre até as 16 horas e a saída da área do Salto deve ser até as 17 horas. O valor do ingresso é de R$ 17,00 por pessoa. O gestor lembra que são 15 quilômetros de estrada de chão do acesso do parque até o Salto do Yucumã. Mais informações sobre questões turísticas, tratar pelo whatsapp da Secretaria Municipal de Turismo: 55 99918 3006.

Rede Peperi