Educação
Foto: Divulgação

A ex-aluna do Colégio Ipiranga e agora pesquisadora Marcileia Zanatta, bolsista pós-doutoranda Marie Skłodowska-Curie da Universitat  Jaume I de Castelló, da Espanha, é uma das jovens investigadoras selecionadas para participar do Lindau Nobel Laureate Meetings (reuniões do Prêmio Nobel de Lindau), que se celebrará em junho na cidade de Lindau, na região da Baviera, Alemanha. Seu objetivo é reunir ganhadores do Prêmio Nobel e jovens cientistas, para promover o intercâmbio científico entre diferentes gerações, culturas e disciplinas e os encontros assumem uma posição ímpar entre as conferências científicas internacionais.

Zanatta, que já havia participado do encontro de forma online em 2020, trabalha no Instituto de Materiais Avançados (INAM), junto com o pesquisador Víctor Sans, no estudo de novos materiais e métodos para capturar CO2 e transformá-lo em produtos de valor agregado. 

Marcileia obteve seu doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação do professor J. Dupont, líder mundial nas áreas de líquidos iônicos e catálise. 

Durante a sua estada como pesquisadora de pós-doutoramento na universidade espanhola, ela também participa em projetos no campo da química verde, principalmente focados na captura e conversão de CO2 e nos mecanismos e na aplicação da foto catálise, eletro catálise e catálise homogenia.

Colégio Ipiranga