Geral, Região
Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios da Região Celeiro – Amuceleiro, realizou no dia 15 de novembro, durante a programação da 7ª ExpoMartinho em São Martinho, assembleia com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios que compõem a região.

A reunião contou com a participação de deputados estaduais, representantes de deputados federais e do Senador Luis Carlos Heinze que puderam ouvir as angústias e demandas municipais.

Professores da UERGS, unidade de Três Passos, também participaram da assembleia. A professora Luciane Sipert apresentou a estrutura da universidade, falou do número de alunos, dos cursos e exaltou a qualificação dos professores, da mesma forma, fez um agradecimento especial a Amuceleiro tendo em vista o apoio que esta associação, por meio de todos os prefeitos da região, sempre ofereceu à UERGS.

O tema da extinção dos Municípios com menos de 5 mil habitantes também foi pauta da reunião. O presidente da Amuceleiro e prefeito de Inhacorá Everaldo Rolim falou que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para que tal situação não aconteça, pois, esta PEC do Governo Federal foi feita sem nenhuma discussão com a CNM, que é a Confederação que representa os Municípios e que os critérios apresentados no texto estão equivocados.

O professor Airton Mueller, do mestrado da Unijui, trouxe aos presentes dados sobre a população e o desenvolvimento da região nos últimos anos, as consequências

Eder também reforçou o convite a todos presentes para a Interiorização da Famurs que será no dia 22 de março no CTG Pompílio Silva em Santo Augusto. Explicou que pela parte da manhã os técnicos das áreas de saúde e educação da Famurs estarão abordando temas de interesse dos secretários municipais das respectivas pastas, e na parte da tarde, o evento será voltado para prefeitos, vice-prefeitos e primeiras damas.

A próxima assembleia da Amuceleiro será no dia 20 de abril, na sede da UERGS em Três Passos, e um dos assuntos já confirmados para a pauta é a “inspeção de produtos de origem animal”, assunto que será bordado pelo Médico Veterinário Henrique Hessel Bueno, da Secretaria Estadual de Agricultura.

Amuceleiro