Morreu na manhã desta terça-feira (11) o músico João Chagas Leite, um dos cantores símbolos do nativismo gaúcho, aos 80 anos. O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), no norte gaúcho.
A informação foi confirmada por familiares. João Chagas Leite estava em Erechim para tratar um câncer: um médico amigo o ajudou no processo, ele passou por cirurgia e se recuperou. Em maio, o artista anunciou que voltaria aos palcos depois do tratamento.
Dono de repertório com mais de 300 composições, João Chagas Leite é o autor de grandes sucessos da música nativista, como Desassossegos, Penas, Pampa e Querência, Ave Sonora e Por Quem Cantam os Cardeais, além de ter sido vencedor de uma série de festivais estaduais.
— Eu respiro música praticamente o dia inteiro — disse à reportagem de GZH Passo Fundo, em maio.
A paixão foi mais forte que a deficiência física na mão esquerda, que obrigou o artista a executar o violão de forma invertida até aprender a utilizar o dedal e conquistar o seu espaço.
Uma das últimas apresentações do músico foi em Tucunduva no mês de setembro, quando João fez uma pequena turnê durante a Semana Farroupilha. Ele tinha um grande número de fãs na cidade onde se apresentou inúmeras vezes.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/GNo8igTT3e0FHvgScjR0D6
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Gaúcha ZH






