Foto: Arquivo/Ilustração
A formação de um ciclone bomba no Oceano Atlântico, próximo ao Sul do Brasil, é o novo alerta meteorológico após dias de chuva intensa na região.
O fenômeno, caracterizado por uma queda acentuada de pressão atmosférica, está sendo acompanhado de perto pelos meteorologistas, e espera-se que o sistema se intensifique no mar próximo ao litoral sul do Brasil na próxima terça-feira, 12 de novembro.
Um ciclone bomba ocorre devido à “ciclogênese explosiva,” ou seja, quando a pressão no centro do sistema cai 24 milibares ou mais em 24 horas.
Esse processo ocorre geralmente em latitudes mais altas, onde massas de ar frio e quente se encontram, gerando um forte gradiente de pressão e potencializando o fenômeno.
A expectativa é que, embora o ciclone bomba se forme sobre o oceano e não atinja diretamente o Brasil, ele possa causar rajadas de vento intensas, especialmente no litoral de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo o Climatempo, os ventos intensificados devem afetar parte do Sul do país, especialmente áreas costeiras, mesmo que a chuva não chegue diretamente ao território brasileiro.
Meteorologistas de modelos como o GFS (americano) e o ECMWF (europeu) continuam a observar a possível formação do ciclone bomba, apontando para sua intensificação rápida.
Este tipo de monitoramento é essencial, pois sistemas como o ciclone bomba podem apresentar variações significativas no seu desenvolvimento.
O acompanhamento das condições será contínuo para prever o impacto das rajadas de vento que poderão afetar o litoral sul brasileiro.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/Fab5E1SQAqK0SxNiOmvzZU
Litoral Mania
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
Nesta segunda-feira, 21, dia de Tiradentes, tem previsão de tempo seco ainda frio com mais…
Na tarde de domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 3 homens e apreendeu cerca…
Se você costuma usar óleo de semente para cozinhar, talvez seja hora de repensar esse…
This website uses cookies.