Foto: DOE/FNAL/DECAM/CTIO/NOIRLAB/NSF/AURA/J. DA SILVA/SPACEENGINE
O Instituto Carnegie para a Ciência descobriu um asteroide que se aproxima da Terra. Trata-se do 2022 AP7, que tem 1,5 quilômetro de comprimento. “A ameaça não é imediata”, disse Scott Sheppard, pesquisador do centro responsável pelo achado. O corpo celeste deve levar cinco anos para contornar o Sol e seguir em direção à Terra, sem, necessariamente, chocar-se com ela.
Sheppard explicou que o Sol tem a capacidade de alterar a dinâmica do asteroide. Na hipótese de o objeto cair na Terra, seria a extinção da humanidade.
A descoberta foi feita por meio do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal. Segundo comunicado do centro de pesquisa norte-americano NOIRLab, trata-se do “maior objeto potencialmente perigoso revelado nos últimos oito anos”.-Publicidade-
Também o estudo divulgado na Astronomical Journal detectou outros dois asteroides menores: o 2021 LJ4 e 2021 PH27. Ambos encontram-se distantes da Terra, não apresentam riscos de aproximação, tampouco de queda no planeta.
A identificação dos corpos celestes permite aos astrônomos estudar como os asteroides se movimentam no espaço e como as interações gravitacionais e o calor do Sol podem contribuir para a fragmentação dos pedregulhos.
Receba as nossas notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc
Revista Oeste
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na noite…
Em Brusque (SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) iniciou uma investigação contra uma…
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
This website uses cookies.