Fenômeno
Foto: Pixabay

A noite desta quinta-feira (26) será animada para os amantes do céu, isso porque um asteroide fará sua passagem mais próxima da Terra por volta das 19H17, no horário de Brasília, segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa. E a melhor parte: alguns canais farão a transmissão ao vivo do evento. 

Chamado de 2023 BU, o asteroide passará “raspando” na Terra, a cerca de 3.600 km de nós. E apesar de estar consideravelmente ‘longe’ de nós, em termos astronômicos isso é muito perto. 

Mesmo com seu tamanho máximo de 8,2 metros, ele teria uma massa total de aproximadamente 866 toneladas e viaja a uma velocidade de cerca de 32.400 km/h.  2023 BU passará na “ponta” da América do Sul, e não há risco de impacto, segundo a Nasa.

Ainda que acontecesse, ele se transformaria em uma bola de fogo e se desintegraria inofensivamente na atmosfera, com alguns dos detritos maiores potencialmente caindo como pequenos meteoritos.

Esse é um asteroide novo que foi descoberto pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, de seu observatório MARGO em Nauchnyi, na Crimeia, no sábado, 21 de janeiro.

Saiba como assistir 

O site Virtual Telescope Project, serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, fará imagens a partir das 16h15. Os interessados devem acessar este link: aqui.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/CagWQyL5VU7A9hgigUWaDc

Terra