Foto: Pepe Chambó / Divulgação
Desde o dia 22 de setembro, o cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, ou simplesmente, “cometa do século”, está visível da Terra. O corpo celeste está ficando mais próximo do Sol, o que favorece sua observação.
De acordo com o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, o chamado periélio (maior aproximação do Sol), ocorre nesta sexta-feira (27), a uma distância de 0,391 Unidades Astronômicas (UA), o que equivale a quase 58,5 milhões de quilômetros.
Já a máxima aproximação do cometa com a Terra ocorrerá no domingo, 13 de outubro, quando estará a uma distância de 0,472764 UA, ou 70,7 milhões de quilômetros.
A expectativa é de que o cometa tenha um brilho tão intenso quanto o do cometa Hale-Bopp, considerado um dos mais brilhantes do século 20, que passou pela Terra em 1997. Na época, foi nomeado como o “cometa do século” e, por isso, o C/2023 A3 também tem sido chamado assim.
De acordo com Monteiro, ainda não é possível garantir com exatidão que o corpo celeste será visível a olho nu, já que o brilho de objetos do tipo é difícil de prever. Mas com o uso de binóculos, por exemplo, há maiores chances.
O cometa foi descoberto pelo Observatório de Tsuchinshan, na China, e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), no Havaí.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/FOhcNIEOVyJG0gJTOuv1ue
Gaúcha ZH
Conheça 3 curiosidades sobre a bela-emília que revelam sua beleza, usos medicinais e resistência surpreendente…
Um acidente grave registrado na noite deste domingo de Páscoa (20) resultou na morte de Leandro…
O encerramento do feriado de Páscoa provocou grande movimento de veículos na manhã desta segunda-feira,…
Conheça 4 cortes modernos que valorizam os cabelos grisalhos em 2025 e garanta um visual…
Uma mulher de 35 anos, passageira de um Fiat Línea, que ficou gravemente ferida em…
Se você está pensando em comprar impressora Samsung, saiba que as versões multifuncionais da marca…
This website uses cookies.