Fenômeno
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

É o auge do verão. O calendário marca 7 de fevereiro. As praias registram grande movimento. A atmosfera, entretanto, não respeita convenções humanas de datas. Foi o que se viu hoje no Sul do Brasil. O Planalto Sul Catarinense amanheceu com alguns pontos em que os campos estavam cobertos de gelo ao amanhecer.

A geada foi resultado do frio intenso observado em áreas de baixadas, onde o resfriamento noturno é maior pela maior densidade do ar frio que escoa para as áreas mais baixas. A temperatura mínima em Urupema, na estação da Epagri-Ciram, foi de só 2,9ºC.

No Rio Grande do Sul, as áreas de maior altitude do Estado também tiveram marcas muito baixas ao amanhecer. Em São José dos Ausentes, a mínima ficou na casa dos 5ºC.

Como a atmosfera estará ainda bastante seca e o tempo muito aberto, a madrugada desta segunda-feira novamente apresentará acentuado resfriamento com marcas baixas para fevereiro nas baixadas das áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O frio, entretanto, se resume ao período noturno. O mesmo ar seco que favorece um acentuado resfriamento à noite proporciona uma grande amplitude térmica durante o dia. Tão logo o sol passa a brilhar no começo da manhã a temperatura sobe muito rapidamente e a tarde tem marcas ao redor ou acima de 30ºC na maioria dos municípios dos dois estados.

A temperatura estará em elevação nesta semana com tardes  de calor, o que vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão. Nesta segunda, uma frente fria vai tangenciar o Rio Grande do Sul e trazer instabilidade principalmente no Sul gaúcho. Os dados indicam a possibilidade de ingresso de uma massa de ar frio daqui a dez dias, porém não há consenso ainda entre os modelos e projeções de mais longo prazo costumam mudar muito nesta época do ano.

Metsul