Fenômeno

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

Hoje (17) é dia de observar o fenômeno da superlua. O astro parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário. Nesses dias de céu claro, já é possível verificar o astro parecendo bem maior, chamando a atenção de todos que o observam.

O satélite estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta

A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua.

Superlua

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo “superlua” não tem uma base científica. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais. Nolle determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro.

Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua.

Josina Nascimento explicou que a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova e aparece de uma a seis vezes por ano. No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica e não circular.

Ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, é chamado de perigeu; já no ponto mais distante, de apogeu. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, acrescentou a astrônoma.

Ela explicou que todas as luas cheias surgem no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce, permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite.

Histórico

A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando estava a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua de 2024 será no dia 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra.

A superlua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra neste ano. O tamanho da Lua é sempre o mesmo, não há aumento do corpo celeste na superlua. O fenômeno é atribuído à diferença de ângulo em que é observado.

Para quem pretende admirar o satélite natural da Terra, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais surpreendente.

Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG

Agência Brasil

Tres Passos News

Direção e redação.

Published by
Tres Passos News

Recent Posts

Onde vai chover nesta sexta-feira no RS? Acumulados podem chegar a 100 mm no dia

A chuva vai persistir no litoral e no sul do Rio Grande do Sul nesta…

9 horas ago

Governo federal vai propor isenção de energia para 60 milhões de pessoas

O Ministério de Minas e Energia trabalha em um projeto de lei de reforma do…

10 horas ago

Acidente entre dois veículos deixa homem gravemente ferido em Crissiumal

Um grave acidente de trânsito foi registrado em Crissiumal na tarde desta quinta-feira (10/04).  A…

10 horas ago

Polícia prende 15 suspeitos de agiotagem e tortura de ‘clientes’ no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil prendeu, durante operação na manhã desta quinta-feira (10), 15 pessoas suspeitas de…

11 horas ago

Bebê de 1 ano e cinco meses passa mal e morre horas depois de cair de cama no RS

Um bebê de 1 ano e 5 meses morreu na noite de terça-feira (8), em…

11 horas ago

5 cortes repicados que dão mais volume aos fios ralos

Veja 5 cortes repicados ideais para dar mais volume aos cabelos ralos e transformar o…

13 horas ago

This website uses cookies.