Uma forte massa de ar frio, incomum para esta época do ano, está avançando em direção ao Sul do Brasil e deve impactar as temperaturas neste final de semana. Segundo a MetSul, o fenômeno já provocou neve na região da Patagônia, na Argentina, em pleno mês de dezembro, trazendo paisagens típicas de inverno para cidades como Esquel.
Na província de Chubut, na Argentina, a neve foi registrada nas últimas horas, causando condições adversas nas estradas. Autoridades locais informaram sobre visibilidade reduzida e pistas escorregadias na Ruta 40. A cidade de Esquel amanheceu com montanhas cobertas de neve, um cenário incomum para esta época do ano.
A massa de ar frio está avançando rapidamente para o norte e deve atingir o Uruguai e o Rio Grande do Sul a partir deste sábado (7).
Previsão para o Sul do Brasil
Rio Grande do Sul: O ar frio começará a ser sentido no Sul do estado no sábado, se espalhando pelo território gaúcho ao longo do domingo. A região da Campanha e fronteira com o Uruguai devem registrar as menores temperaturas, com marcas abaixo de 10ºC nas madrugadas de segunda e terça-feira.
Porto Alegre: As temperaturas já caem neste sábado, mas o impacto maior será sentido no domingo, com clima ameno. Na segunda-feira, as mínimas na região metropolitana devem ficar entre 15ºC e 16ºC.
Serra e Aparados da Serra: Por conta da nebulosidade e chuva, as mínimas não serão extremas, mas as tardes chuvosas devem ter temperaturas entre 12ºC e 14ºC, muito abaixo da média para dezembro.
Impactos na temperatura
A chegada desta massa de ar frio promete um alívio ao calor intenso que marcou a semana no Sul do Brasil. Embora as temperaturas não sejam comparáveis às registradas no inverno, o contraste com os padrões de dezembro será evidente.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
*Agora no Vale