Um rio atmosférico atua com força sobre o Sul do Brasil desde domingo (20), com maior impacto no Rio Grande do Sul, provocando chuva excessiva, alagamentos, enxurradas e inundações repentinas em diferentes regiões do estado. Em apenas três dias, alguns municípios gaúchos registraram volumes superiores a 200 milímetros.
Entre os maiores acumulados estão Giruá (245 mm), São Paulo das Missões (239 mm), Santo Cristo (238 mm), Campina das Missões (230 mm), Porto Xavier (227 mm) e Porto Vera Cruz (204 mm). Dezenas de outras cidades do RS também superaram a marca de 100 mm no período.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o cenário é provocado por um rio atmosférico — corredor de ar quente e extremamente úmido que transporta grande volume de vapor d’água da Amazônia para o Sul do país, intensificado por um bloqueio atmosférico associado a um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera.
As projeções indicam que o fenômeno segue atuando sobre o Rio Grande do Sul até o início da próxima semana, mantendo o tempo instável e o risco de novos episódios de chuva forte a intensa, especialmente no fim de semana. A MetSul alerta para a continuidade do risco de alagamentos, enxurradas, inundações rápidas e temporais isolados, com possibilidade de vento forte e granizo.
Receba as principais notícias no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/FOhcNIEOVyJG0gJTOuv1ue
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br
Agora no Vale






