Foto: Justin Dickey/Unsplash
Prepare-se! 2023 terá eclipses poderosos e o primeiro acontece agora. O eclipse solar de 20 de abril será de um tipo raro, pois mudará de anular para total, e vice-versa, em pontos específicos da sua trajetória.
Um raro evento celestial está acontecendo esta semana.
Na quinta-feira (20 de abril), a lua bloqueará o sol durante o que é conhecido como eclipse solar híbrido. Este tipo de eclipse muda de eclipse solar total para anular (em forma de anel) à medida que a sombra da lua se move pela superfície da Terra. O último eclipse solar híbrido aconteceu em 2013 e o próximo ocorrerá em 2031. Depois disso, os futuros observadores do do céu terão que esperar até 23 de março de 2164.
O evento será visível do Pacífico Sul, com a sombra da lua passando sobre o oeste da Austrália, Timor Leste e Indonésia, começando às 21h36 EDT de 19 de abril (0136 GMT de 20 de abril) e terminando às 02h59 EDT (0659 GMT GMT) no dia seguinte, de acordo com No céu(abre em nova aba).
Se o caminho do eclipse não passar por sua localização, você ainda está com sorte: haverá várias transmissões ao vivo gratuitas trazendo a ação celestial diretamente para a tela de sua escolha.
Isto acontece quando, visto da Terra, o tamanho aparente da Lua corresponde exatamente ao do Sol. Em localidades onde a Lua, durante o eclipse, estiver perto do zênite (mais vertical, acima da cabeça), seu tamanho aparente será maior, com um efeito de eclipse solar total. Todavia, em lugares onde a Lua estiver mais perto da linha do horizonte, os observadores notarão um eclipse anular, com o tamanho aparente da Lua ligeiramente menor em comparação ao do Sol.
Este tipo de híbrido de eclipse é bastante incomum: acontecem uma vez a cada década, sendo cerca de 3% de todos os eclipses a cada século.
Eclipses são sentidos por todos. Contudo, as regiões em que são mais visíveis tendem a ter um número maior de ocorrências nos seis meses que se seguem a ele. Confira as regiões de visibilidade do eclipse de 20 de abril.
Visibilidade parcial do eclipse de 20 abril: em grande parte do Sudeste Asiático, partes da Austrália e da Antártida, na Ilha do Norte na Nova Zelândia e na Micronésia.
A totalidade deste eclipse será visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.
A transição do eclipse anular para o eclipse total só será vista de locais remotos nos oceanos Índico e Pacífico.
Eclipses são sempre eventos que chamam muita atenção. Eles costumam vir aos pares, como, por exemplo, um solar e um lunar, ou o contrário. Eventualmente, ocorre uma sequência de três (a última vez em que isto aconteceu foi em meados de 2020). Cerca de 6 meses separam uma dupla ou trio de eclipses da próxima dupla ou trio.
Nas suas imediações, cerca de um mês antes, já vêm trazendo surpresas e mexidas. Portanto, o eclipse de 20 de abril de 2023 já vem dando as caras desde março, e será complementado pelo eclipse lunar de 5 de maio de 2023.
Cada eclipse tem uma “cara” específica, que tem a ver com o seu mapa astral, e anuncia desdobramentos, coletivos e individuais, por cerca de seis meses. Venha conhecer o sentido geral do eclipse de 20 de abril, nos planos coletivos e individual, e depois leia sobre que questões ele poderá despertar para você no seu mapa astral.
O eclipse de 20 de abril vai ocorrer com o Sol e a Lua a 29 graus e 50 minutos do signo de Áries, e com estes dois planetas quadratura (aspecto de tensão) com Plutão. É uma combinação bem impactante, para o coletivo e individual.
O grau 29 é o último de cada signo, chamado de “grau anarético”. É considerado um grau crítico. Por estar no extremo de um signo, é como se estivesse à beira de um abismo. Essa analogia explica o caráter de urgência que o grau anarético possui, algo como “é agora ou nunca”.
Áries, onde vai acontecer o eclipse, é bélico, impaciente, anda sem pedir autorização e sem olhar para trás. Isto às vezes é coragem e ousadia, a faceta positiva do signo, enquanto, em outras, a faceta negativa, é imprudência e desconsideração com o contexto e com os demais.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG
SJ Online
Três homens foram presos, neste domingo (20), por planejarem executar um homem em situação de…
Concursos públicos no RS (Rio Grande do Sul) oferecem 1.556 vagas com salários que podem chegar…
Uma mulher é investigada pela polícia do RS por se passar por biomédica e atender…
No início da noite deste domingo (20), o Corpo de Bombeiros de Três de Maio…
Após o assassinato de seis mulheres em menos de 24 horas no Rio Grande do…
A adolescente Lívia Goulart Belmiro morreu aos 16 anos após procurar ajuda em oito ocasiões…
This website uses cookies.