Meteorologistas de todo o mundo estão com os olhos voltados para as projeções sobre o deserto do Saara, uma das regiões mais secas do planeta, pois algo extraordinário está prestes a acontecer: uma grande quantidade de chuva.
As mais recentes projeções de modelos numéricos indicam que o Saara, conhecido por ser um dos lugares mais áridos da Terra, pode testemunhar um evento raro nos próximos dias e semanas, com previsão de chuvas significativas.
Os acumulados podem ultrapassar 500% da média histórica para os meses de agosto e setembro, uma condição extremamente rara para a região, que ocorre, em média, apenas uma vez por década.
Especialistas avaliam que esse fenômeno incomum pode ser um sinal de perturbações atmosféricas e uma mudança nos padrões climáticos globais, em um momento em que o planeta enfrenta um aquecimento global acelerado. Temperaturas mais altas retêm maior umidade na atmosfera, o que pode estar contribuindo para esse evento.
Especialistas avaliam que este período raríssimo de chuva no Saara pode ser “um sinal de que algo talvez esteja mudando no sistema climático da Terra, indicando um estado incomum da atmosfera”, possivelmente associado às mudanças climáticas.
Com a instabilidade tropical deslocada mais ao Norte do que o habitual nos próximos dias e semanas, fica desfavorecida uma alta atividade de ciclones tropicais no Atlântico Norte e da mesma forma as condições são desfavoráveis à ocorrência de chuva mais ampla e volumosa na região amazônica brasileira com calor muito intenso e agravamento da estiagem.
Receba a notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/BC2EPoxtSbEIlzleby7yT3
MetSul Meteorologia