Tempo
Foto: Fernando Oliveira

A MetSul antecipa que o Rio Grande do Sul terá um fim de semana escaldante com calor ainda mais intenso que o registrado nas tardes da quinta (7) e ontem (8) com tendência de tardes tórridas na maioria das regiões gaúchas.

Conforme a previsão do tempo da MetSul, as máximas se elevam mais neste sábado (9) com marcas entre 37°C e 39°C na Grande Porto Alegre e em pontos dos vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana. Porto Alegre, Uruguaiana e Santa Maria devem ter registros entre 36°C e 37°C. Alguns locais da Serra Gaúcha, região mais fria do Estado, devem ter até 32°C a 34°C.

Uma massa de ar quente atua sobre o território gaúcho e vai se intensificar. Com o tempo aberto e o ar seco, as máximas se elevam muito e já no meio da manhã muitas cidades já registram forte calor.

As altas temperaturas com sol forte são a alegria do veranista no litoral em plena temporada de praias, mas são um grande problema no interior gaúcho. A insolação acentuada com intenso calor castiga as lavouras e acelera a perda de umidade do solo.

Domingo termina com temporais no Estado

O domingo igualmente será de calor muito intenso no Rio Grande do Sul. A tarde terá máximas parecidas com as do sábado e em alguns pontos até superiores. No final do dia, chuva e temporais são esperados na Oeste e no Sul a partir da fronteira com o Uruguai.

MetSul