Educação
Foto: Ipiranga

Na noite de 23 de dezembro, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Ipiranga participaram de uma experiência diferente de conclusão de curso: a Formatura Virtual.

Os oradores da turma, Laura Saling e Eduardo Kanitz, destacaram que “as experiências do cotidiano e os desafios da vida escolar proporcionaram nosso amadurecimento. Quando olhamos para o que passou pensamos: como chegamos até aqui? As mudanças que sofremos ficarão marcadas em nossas vidas e servirão para aprimorarmos nossa forma de nos relacionarmos ao longo de nossas jornadas acadêmicas e profissionais. Depois de muito estudo e dedicação conseguimos findar esse momento, proporcionando orgulho aos nossos familiares. Apesar do ano ter sido difícil, nós guardaremos, para sempre em nossas memórias, os momentos vividos com a turma.”

Eles também prestaram uma homenagem à professora Andressa, que faleceu em 2020: “Hoje o que fica é a saudade e, ao mesmo tempo, a gratidão por você ter cruzado nosso caminho e ter nos ensinado tantas coisas importantes!”

Foto: Ipiranga

O professor Laerson Werner, paraninfo da turma, destacou que “esta foi uma turma especial e que participou de um terceiro ano tão diferente e com tantas peculiaridades. Um ano que teve três começos: presencial, em fevereiro; remoto, em março; e híbrido, em outubro. Com tantas formas diferentes de recomeços e reinvenções, o Colégio Ipiranga sempre priorizou a construção do conhecimento, a constituição e o desenvolvimento das relações humanas. Neste período, tivemos uma oportunidade única de evolução e acredito que todos estes obstáculos fortaleceram a nossa capacidade de resiliência, paciência e empatia. Enfim, acredito que saímos deste ano com muitos aprendizados.”

Para finalizar, o diretor Nelson Weber, enfatizou que 2020 vai ficar para a história, não como o ano em que a escola não aconteceu, mas como o ano em que a escola provou que acontece em qualquer circunstância. Foi preciso muita agilidade da direção, coordenação e funcionários para criar estratégias e garantir o funcionamento de mecanismos que permitiram que o ensino ocorresse. Foi fundamental a disposição dos professores que, de uma hora para outra, tiveram que aprender a manejar novos recursos, novas ferramentas, diferentes, surpreendentes. Foi essencial a participação das famílias, que viram suas casas transformadas em escritório, em centro de controle e em salas de aula. E vocês, formandos, mostraram disposição para continuar estudando, vontade de realizar seus projetos de vida, manifestaram consciência de que o momento exigia um esforço a mais, uma dedicação a mais, uma atitude a mais, e vocês tiveram essa atitude. Essa formatura de 2020 deixa uma certeza; não haverá despedidas, porque esse ano vai ficar para sempre na memória. Vocês nunca esquecerão os colegas, pois enfrentaram juntos todas as dificuldades. E vocês nunca serão esquecidos pela escola. Sigam em frente. Muitos anos inesquecíveis esperam por vocês.

Assessoria de Comunicação