Educação
Foto: Divulgação/Ipiranga

Na noite de 10 de dezembro, o Salão de Eventos do Colégio Ipiranga recebeu a solenidade de formatura da turma de 30 estudantes, que concluiu o ciclo do Ensino Médio do educandário.

A cerimônia de colação de grau deste ano foi pensada para respeitar os protocolos sanitários e de distanciamento social. Por conta disso, o número de convidados foi limitado e, além dos formandos, participaram os pais e/ou familiares, no limite de quatro convidados por estudante, e a solenidade também foi transmitida online, via Facebook oficial da escola. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Rodrigo Glinke, que trouxe a saudação da Administração Municipal; do missionário Felipe Kessler, que falou em nome da Comunidade Evangélica; e do presidente do Conselho Escolar, Paulo Blasi. 

O paraninfo foi o professor Rudinei da Rosa. Em sua mensagem, disse que a escola que conta filosofia em seu currículo e formação é mais feliz, porque entende que o profissional do futuro é o humano do futuro. E este humano do futuro não cabe em cálculos ou medidas, ele é o que faz de si mesmo ao refletir quem é, de onde veio e por que está aqui. A escola feliz é a escola que, ao pensar, pensa a si mesma e tem no formando a síntese de sua história, ética e profissionalismo que emancipa a cidadania.

“Aos formandos, que inauguram no palco da vida o final e também início de uma etapa, continuem dialogando com os filósofos. Eles estão sempre nos chamando à praça do nosso coração e da nossa consciência, ao areópago da nossa razão para dizer: a vida é o milagre de uma única vez! Então vivam. Façam escolhas de valor. Sejam ótimos profissionais. Cuidem da vida. Respeitem o deus que habita em vocês, e sejam, agora, a mudança que vocês querem ver. Visualizem a vida, amem a vida e a vida vos amará de volta em toda sorte de sucesso e felicidades”, concluiu Rudinei.

Já os oradores da turma, Maria Eduarda Opelt Volino e Arthur Von Müller Zügel, destacaram que “é chegada a hora de agradecer a aqueles que fizeram parte de toda a nossa trajetória no Ensino Médio. Pais e responsáveis, que sempre estiveram presentes em todos os momentos importantes, vocês foram muito importantes pelo investimento em nosso estudo e por todo o apoio. Também agradecemos imensamente a todos os professores, que estiveram presentes nessa caminhada, pela calma, dedicação e por sempre tentarem tirar o melhor de nós. Que possamos por em prática todos os ensinamentos que nos foram passados e que possamos dar muito orgulho àqueles que torcem tanto por nós.” 

O diretor Nelson Weber, agradeceu aos pais, que apostaram, que lutaram e que se dedicaram a seus filhos. “Vossa preocupação com a formação diferenciada foi clara e evidente, uma vez que abraçaram nossa filosofia institucional e nossa proposta pedagógica”, afirmou.

Também agradeceu aos professores, que partilharam seus saberes e que orientaram os formandos pelas trilhas do conhecimento. “Em condições tão adversas ao contexto educacional a nível nacional e internacional dos dois últimos anos, fruto da pandemia, em todos os momentos vocês se superavam”, destacou.

Dirigindo-se aos formandos, o diretor observou: “Vocês estão encerrando o ciclo da Educação Básica e muita aprendizagem se concretizou, porém, continuem com a mente aberta ao novo, por aquilo que está por vir. Busquem apoiadores para o seus projetos de vida. Não se isolem e não queiram resolver tudo sozinho. Somos muito frágeis sozinhos, precisamos seguidamente de conselhos. Valorizem vossos pais, familiares, amigos e professores. É com espírito da humildade, que conseguimos subir degraus na escalada da vida e do sucesso. Quanto mais subirmos os degraus da vida, mais bela é a paisagem a ser vista. Vocês realizaram a maior parte do Ensino Médio de forma diferente, via remota, algo extremamente atípico até o momento. Porém, a pandemia mostrou que somos determinados e mais do que isso, o quanto nossos alunos e nossos professores foram resilientes e incríveis. Durante todo esse período, continuamos amparados na clareza de nossa proposta pedagógica e na adaptação e superação diante dos desafios.”

Sem dúvida, este foi um momento de orgulho para toda a equipe pedagógica do Colégio Ipiranga e de muita emoção para a turma que construiu uma história, marcada por momentos inesquecíveis.

Colégio Ipiranga