Tempo
Rádio Cultura Caipira/Divulgação

Fortes temporais isolados associados ao avanço de ar muito quente atingiram na tarde deste domingo o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Leste de Santa Catarina. A MetSul Meteorologia indicava o risco de tempestades localizadas, sobretudo de granizo, nestas regiões devido ao ingresso de ar muito quente a partir do Oeste que instabilizaria a atmosfera.

Em Bom Jesus (RS), na região dos Campos de Cima da Serra, tempestade severa atingiu parte do município na tarde de hoje com muito granizo – que chegou a acumular – e vento destrutivo que fez estragos na zona rural.

O granizo de médio tamanho perfurou telhados e o vento provocou destelhamento e quede de árvores. Uma célula de tempestade muito forte e localizada atingiu a localidade do Nordeste do Rio Grande do Sul.

Rádio Cultura Caipira/Divulgação

Rádio Cultura Caipira/Divulgação

Rádio Cultura Caipira/Divulgação

As áreas de instabilidade alcançaram localidades ainda um pouco mais ao Norte, no Planalto Sul Catarinense. A cidade de Lages (SC) teve temporal na tarde deste domingo com chuva forte e que veio acompanhada de raios e precipitação de granizo. Imagens de radar mostravam outros núcleos de instabilidade atuando no Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Ar muito quente ingressou em níveis baixos e médios da atmosfera a partir do Oeste e ao encontrar ar mais frio e úmido perto da costa gerou nuvens carregadas com fortes áreas de instabilidade, capazes de gerar temporais isolados fortes a severos, como se viu em Bom Jesus. A temperatura na tarde deste domingo chegou a 37,8ºC no Rio Grande do Sul, 37,7ºC em Santa Catarina e 38,9ºC no Paraná.

O Sul do Rio Grande do Sul também registrou temporais isolados durante a tarde à medida que uma frente quente começava a se formar e se organizar na região. Granizo caiu em alguns pontos, como no município de Pedras Altas, e a tendência é que a chuva e os temporais localizados persistam nesta noite no Sul e em parte do Leste gaúcho.

A MetSul antecipa que pela frente quente que vai se intensificar muito nas próximas horas o risco de temporais persiste no Sul do Brasil nesta segunda-feira e mais concentrado no Rio Grande do Sul, onde a previsão é de muita chuva e temporais em cidades do Sul do estado gaúcho com acumulados perto ou acima de 100 mm em alguns pontos, pancadas fortes a torrenciais, muitos raios e queda de granizo de variado tamanho em diferentes pontos.

MetSul