Tempo
Geada registrada no KM 12, interior de Tenente Portela. Foto: Facebook/Deolice Dorr

Com o tempo mais aberto, a atmosfera mais seca e o vento calmo nesta quinta-feira, 13, o amanhecer foi ainda mais frio na maior parte das cidades gaúchas. Grande parte do Estado teve mínimas inferiores a 5ºC e, em alguns poucos pontos de maior altitude, em baixadas, as mínimas caíram abaixo de zero, segundo a MetSul.

O frio, contudo, não se limitará aos dias de hoje e amanhã. A tendência, conforme a MetSul, é a continuidade das madrugadas fria nos próximos dias e na maior parte da próxima semana, o que fará com que maio de 2021 tenha um alto número de dias de mínimas negativas no Estado. Isso porque a atmosfera vai estar muito seca sobre o Rio Grande do Sul, o que traz grande amplitude térmica com um acentuado resfriamento durante a noite e rápido aquecimento de dia.

As mínimas, assim, seguirão baixas, especialmente nos microclimas de baixadas que tendem a ter as marcas mais frias quando a atmosfera seca é a principal responsável pela temperatura baixa da noite. As tardes, por sua vez, com gradual aquecimento, continuarão agradáveis. Padrão de tempo seco com alimentação de ar frio trará mínimas baixas ao menos até o dia 20 deste mês, prevê a MetSul.