Bichos
Foto: Divulgação

Se a seca já estava preocupando o produtor rural da nossa região, neste final de semana mais um problema surgiu.

Segundo relatos de produtores de Santo Augusto e São Valério do Sul, foram avistados focos de gafanhotos que estão atacando as lavouras de soja. Os registros dos insetos foram feitos em lavouras nas localidades de Pinhalzinho e São Bento que ficam em São Valério do Sul. Também houve registro dos insetos nas localidades de Santo Antônio e São Valentim em Santo Augusto.   As informações e as fotos foram repassadas pelo vice-presidente do STR de Santo Augusto Luiz Carlos Pommer.

A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto informou que recebeu apenas uma notificação e acionou o Departamento de Produção Vegetal do Estado para avaliar a situação. Segundo a Técnica Agrícola Ângela Samborski, os insetos vistos aqui na região são de espécies diferentes dos que estão na fronteira do Brasil com a Argentina – esses daqui tem uma coloração verde, os que estão na Argentina são marrons. 

Ângela ressaltou que as pessoas que ao notarem focos de Gafanhotos devem entrar em contato com a Inspetoria através do telefone 3781 3236 o mais breve possível.

Um novo surto de gafanhotos na Argentina é monitorado novamente pelos fiscais da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapdr). Embora os insetos estejam próximos 20 quilômetros da fronteira com Porto Xavier (há ocorrências em Itacaruaré e Campo Vieira, província de Misiones), não há risco iminente de migração para o Estado, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti.

Rádio Querência