Bichos
Focos foram avistados no interior dos municípios. Foto: Divulgação

Depois de serem registrados focos de gafanhotos, no último fim de semana, em lavouras nos municípios de Santo Augusto e São Valério do Sul, nesta terça-feira, 1, os insetos foram avistados em Bom Progresso e Coronel Bicaco.

Em Bom Progresso, um agricultor de Sanga Senhorinha informou ter constatado que os gafanhotos estavam atacando plantas em um mato. Até o momento, conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, nas lavouras de soja e milho não foi registrado nenhum ataque.

Em Coronel Bicaco, na localidade do Rincão dos Dingo, um agricultor relatou que foram encontrados focos de gafanhotos em sua propriedade. Os insetos em grande quantidade estão atacando o mato, principalmente os timbó, e também a lavoura de soja recém plantada.

Conforme a MetSul, os gafanhotos são da espécie Chromacris speciosa, que têm se alimentado de mata nativa, plantas daninhas e erva-mate no lado argentino, mas têm baixa mobilidade e não são tão vorazes e numerosos, diferentemente da espécie de insetos que há quatro meses se movimentavam rapidamente e ameaçavam invadir em massa as plantações gaúchas.  O tempo muito seco e quente das últimas semanas favoreceu o foco em Misiones, onde já atacaram em anos anteriores.

VEJA TAMBÉM