Geral
Foto: Divulgação

Acabou o suspense. Em uma cerimônia que vai entrar para a história, a gaúcha Julia Gama foi coroada a Miss Brasil 2020. A porto-alegrense recebeu a coroa das mãos de Júlia Horta.

– Quero levar o nome do Brasil para o mundo e não quero fazer isso sozinha – discursou em português para, em seguida falar em espanhol – Quero ser uma plataforma para a voz latina.

Depois, a eleita ainda fez declarações em inglês, comentado os desafios do trabalho, o foco na carreira, a união dos povos e a necessidade de empoderamento das pessoas:

– Quero encorajar as pessoas a brilharem.

Por fim, falou em mandarim – ela vive na China atualmente. Nas redes sociais, o fato de Julia ser poliglota chamou atenção dos fãs do concurso, que estavam ansiosos para o anúncio da vencedora.

A cerimônia, em formato inédito, durou pouco mais de 20 minutos. Depois de uma homenagem à lendária Martha Rocha e mensagens de misses de anos anteriores, como Mayra Dias, coroada em 2018, e Raissa Santana, de 2016, foi a vez do desfile de despedida de Júlia Horta, que disse:

– A gente tem um poder e uma voz que nem imaginamos.

Quem fez o anúncio da vencedora brasileira foi a Miss Universo 2019, a sul-africana Zozibini Tunzi. Segundo o missólogo Roberto Macedo, que foi mestre-cerimônias do evento, a escolha de Julia Gama se deu pela decisão de “uma equipe técnica”, por meio “de “uma análise apurada de perfis de várias outras candidatas, observando seus dotes naturais, desempenho nas redes, comunicação com o público, atuação e engajamento social “.

Quem é Julia Gama?

Este não foi o primeiro título da gaúcha. Em 2014, ela foi eleita Miss Mundo Brasil, outra franquia do universo das competições de beleza. Morando há quatro anos na China para modelar, Julia era estudante de engenharia química na UFRGS quando participou da etapa local do concurso há seis anos. Depois, venceu a disputa nacional e representou o país na final mundial, em Londres.

Foi na preparação para encarar a grande final do concurso que a jovem nascida em Porto Alegre teve contato com o país do oriente – ela passou um período na China com o treinador de misses venezuelano Alexander Gonzalez. Depois, foi convidada por uma empresa chinesa de spas e cosméticos para gravar um comercial em 2016. Virou embaixadora e porta-voz internacional da marca e engatou trabalhou como modelo, por isso, se estabeleceu no país. Além disso, Julia também foca na carreira de atriz – ela já participou de dois filmes asiáticos que ainda não foram lançados.

– Fiquei muito feliz em ser a Julia, porque ela já mostrou em todos esses anos que ela é uma mulher determinada e focada, nunca se preocupou apenas com a estética, mas sim, com o conhecimento pessoal, em enriquecer seu conteúdo. Ela mostrou isso na coroação. É inteligente, segura, sabe a que veio. Volta essa esperança de trazer a coroa de Miss Universo ano vem para o Brasil – avalia a gaúcha Marthina Brandt, Miss Brasil 2015.

Ver essa foto no Instagram

“Eu não canso de ter esperança de ser tudo que sonho.” – Julia Gama 2014 Assim eu segui os últimos 6 anos: acreditando, lutando, arriscando, realizando. De menina à mulher. De estudante de engenharia química no Rio Grande do Sul à atriz internacional na China. Que a realização do meu sonho seja exemplo de tudo que é possível criarmos para as nossas vidas. Que nos lembre que não há vergonha em ter ambição. Que fomos feitos para isso. Somos criadores, não criaturas. Nascemos para sermos gigantes. Tenho tudo isso dentro de mim e sei que vocês também têm dentro de vocês. Que a gente lembre do valor do trabalho e da dedicação. Que a gente saiba que com integridade, persistência e fé é possível realizar qualquer coisa. Que a gente acredite. Gratidão à todos que me apoiaram na minha jornada até aqui. É com muita honra que hoje eu assumo o compromisso de dedicar meus dias para representar o nosso Brasil em toda sua diversidade. Com muito orgulho hoje eu assino: Julia Gama, Miss Brasil 2020. . . . #missbrasil2020 #missbrasil #juliagama #missbrasiljuliagama

Uma publicação compartilhada por Julia Gama (@juliawgama) em 20 de Ago, 2020 às 4:30 PDT

Gaúcha/ZH