Geral
Foto: Eduardo Salvadori

Com o município de Tenente Portela em evidência em todo o estado do Rio Grande do Sul, ocorreu nesta manhã, sexta-feira, 16, o acendimento oficial da 72ª Chama Crioula.

O evento teve seu início por volta das 9 horas, contando com a presença do Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, do Presidente da CBTG João Ermelindo de Melo, além de diversos prefeitos da Região Celeiro, bem como de outras regiões do RS. Todas as regiões tradicionalistas do Rio grande do Sul mandaram seus representantes, além de algumas figuras públicas ligadas ao tradicionalismo.

A solenidade contou com a representação de parte da vida do Tenente Mário Portela Fagundes, até o momento de sua morte, às margens do Rio Pardo, em Pinheirinho do Vale, onde se encontra um monumento em homenagem ao militar martirizado em combate.

O acendimento oficial foi realizado pelo tradicionalista Oraci Gomes do Santos, figura muito ligada nas raízes do Rio Grande do Sul, tendo participado da criação de diversos CTG’s da região e também sendo colunista do Jornal Província, por vários anos.

A organização do evento estima que aproximadamente 600 cavalarianos acompanharam a solenidade. Em estimativa de público em gera a expectativa é de que o número tenha ultrapassado a marca de mil pessoas.

Após o acendimento e o encerramento das atividades, os cavaleiros desfilaram pelo centro de Tenente Portela, se deslocando novamente ao Parque Aquático Aguas Moconá, de onde levarão a centelha da chama às suas respectivas regiões tradicionalistas.

Sistema Província de Comunicação