Geral
Foto: Alonso Fagundes Mulbeier

A valorização da cultura indígena marcou a passagem da Chama Crioula no Salto do Yucumã, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Sul, em Derrubadas. Cenográfico, o acendimento faz parte de um clipe a ser lançado pelo Jornal do Almoço, da RBS TV, para valorizar as belezas do estado e o tema dos Festejos Farroupilhas 2021. “Caminhos de Anita” é uma homenagem aos 200 anos de nascimento da heroína da Guerra dos Farrapos, Anita Garibaldi, completados no dia 30 de agosto.

Em cada gravação, uma “Anita” do nosso tempo faz o acendimento. Em Derrubadas, a escolhida foi a kaigang Leila, da 20ª Região Tradicionalista, cujos integrantes participaram da gravação no fim de semana. Também neste domingo, foi gravado o acendimento na Gruta de Itapuca, em Anta Gorda, com o CTG Lança Crioula e as rainhas da FestLeite.

Chama é acesa em Anta Gorda — Foto: Arquivo pessoal
Chama é acesa em Anta Gorda — Foto: Arquivo pessoal

A produção também envolveu as cidades de Três Coroas, Osório, São José dos Ausentes e Encantado. E vai passar, ainda, por São Miguel das Missões e Canela. As imagens irão ilustrar a música “Chama Viva”, composta e gravada por Érlon Péricles e Lincon Ramos. Eles são atração confirmada na live dos melhores do ano da música regional gaúcha, que acontece no dia 1º de setembro, na Fazenda do Socorro, em Vacaria, local que também serviu de cenário para a gravação do clipe.

G1 RS