Geral
Foto: Oeste Mania

Nesta sexta-feira dia 08 de maio, fomos informados sobre a possível baixa máxima no nível do Rio Uruguai em Itapiranga, por consequência da necessidade maior de diminuição da vazão na usina Foz de Chapecó.

Houve grande preocupação quanto ao comprometimento da travessia em Itapiranga, para isso os responsáveis pela balsa prepararam uma lancha menor com elevação do casco para auxiliar nesta época de pouca água, evitando enroscar nas tantas pedras que estão rasas.

Houve inclusive uma informação sobre a possível vinda de trabalhadores pelo Basílio da Gama, atravessando e seguindo até o porto mais acima onde teria uma lancha naquele local, que rio tem maior volume de água, mas até o momento não foi necessário alterar trajetos.

Conforme as informações confirmadas nesta manhã de sábado pelo sócio proprietário das embarcações, a travessia da balsa prossegue normalmente entre SC e RS em Itapiranga e Barra do Guarita sem previsão de paralisação.

“Sem as embarcações no Rio Uruguai, nossa região para, por isso gera muita preocupação nesta época do ano, em que está acontecendo um fato histórico e lamentável, com falta de chuva que vem desde dezembro, há mais de cinco meses.”

Oeste Mania